Foto: Natália Rocha (julho de 2019)

Atendendo pleito apresentado pela OAB Ceará, em julho de 2019, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará confirmou a elevação da comarca de Tauá à entrância final.

“Essa medida permite que o magistrado possa passar mais tempo na respectiva comarca. Uma situação que atrapalha, especialmente no interior do Estado, é que o juiz que recebe a inicial não é o mesmo que faz a audiência e não é o mesmo que dá a sentença, porque os juízes ficam buscando promoções e não ficam nas suas comarcas”, explicou Erinaldo Dantas, presidente da Seccional Cearense. 

Dantas entende que com a medida haverá uma melhor prestação jurisdicional em toda a região. “Vamos seguir dialogando com o TJCE sempre em busca de melhores soluções não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade. Queremos o melhor funcionamento da Justiça Estadual e isso beneficia todos”, argumentou. 

A presidente da Subsecção de Inhamuns, Ronisa Alves, entende que a elevação de Tauá à entrância final beneficiará os operadores do direito e também a sociedade como um todo. “Nós esperamos um número maior de processos julgados possam ser julgados e que tudo aconteça de forma mais célere. Temos uma demanda de processos represados muito grande. Com essa medida, os magistrados ficarão mais tempo conosco e isso irá se refletir diretamente na celeridade dos processos, de modo que todo mundo ganha”, afirmou.

O pleito foi apresentado ao TJCE em julho de 2019. Em reunião que contou com a participação do então o presidente da Subsecção de Inhamuns, Felipe Veloso. O encontro foi articulado pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e o diretor de prerrogativas, Márcio Vitor de Albuquerque, também participou.