Com o objetivo de estimular a cooperação internacional entre as duas nações e promover maior interação com os órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de projetos conjuntos, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, instaurou a Coordenação Estadual das Relações Brasil-China no âmbito da Seccional do Ceará da OAB, através da portaria Nº 119/2020. O advogado Tiago Asfor Rocha Lima (OAB/CE 16.386) estará à frente da coordenação, com o procurador-geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana (OAB/CE 6.883), como vice-coordenador.

O novo órgão da Seccional Cearense segue os moldes da Coordenação Nacional, criada pelo Conselho Federal da OAB, e contará com representantes da advocacia, governo do Estado, Municipal e Federação das Indústrias. Segundo Tiago Asfor, a Coordenação participará de reunião no final de outubro, dia 26 de outubro, em São Paulo, junto com a Coordenação Nacional, o IBRACHINA, e o Instituto Brasil e China, onde serão feitas as apresentações dos membros da Coordenação Estadual. Serão realizadas ainda algumas visitas institucionais e encontros importantes para o desenvolvimento de projetos relevantes para o âmbito estadual.

Erinaldo Dantas destaca que a criação da Coordenação Estadual seguiu a orientação da Coordenação Nacional do CFOAB para fomentar o movimento econômico no Ceará. “Com crescimento da economia no Ceará haverá melhorias diretas para a advocacia. O intuito é justamente aproximar, não só no âmbito das relações comerciais, mas no âmbito das relações jurídicas. É uma forma concreta de dar segurança jurídica aos interessados, aos empresários que desejam ter acesso ao mercado chinês e os chineses que buscam também investir no mercado brasileiro”, aponta.

Para Tiago Asfor, a coordenação contará com a atuação de diferentes instituições, resultando no desenvolvimento econômico e da advocacia. “Para isso estamos contando com a portaria que me designou como coordenador, que mostra um apoio e presença maciça de secretários estaduais e secretários municipais na Comissão, nesta coordenação, além do procurador geral do estado e o procurador geral do município, e sem esquecer dos colegas advogados que estão também fazendo parte como membros efetivos. É um projeto de longo prazo, mas que com certeza, a curto e médio prazo, teremos muitas coisas para mostrar. Essa é a nossa expectativa e sempre agradecendo a atenção do presidente Erinaldo, um visionário, que também tem aberto a OAB, tem criado esse canal da Ordem com países, não só da Europa, mas também com os países da Ásia, para podermos expandir a advocacia no território cearense”, defende.

Confira a composição da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China:

Coordenador: Tiago Asfor Rocha Lima (OAB/CE 16.386);
Vice-Coordenador: Juvêncio Vasconcelos Viana (Procurador-Geral do Estado do Ceará, OAB/CE 6.883).

Membros:

– Cássio Felipe Góes Pacheco (OAB/CE 17.410)

– Hélio Parente de Vasconcelos Filho (OAB/CE 6.102)

– João Rafael de Farias Furtado (OAB/CE 17.739)

– Rômulo Alexandre Soares (OAB/CE 10.523)

Membros Consultivos:

– César Ribeiro (Secretário de Assuntos Internacionais da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará)

– Domingos Neto (Deputado Federal, representando os parlamentares Cearenses no Congresso Nacional)

– Francisco de Q. Maia Júnior (Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Estado do Ceará)

– José Leite Jucá Filho (Procurador-Geral do Município de Fortaleza)

– Maurício Cavalcante Filizola (Presidente da FECOMÉRCIO)

– Patrícia Macedo (Secretária de Relações Internacionais e Federativas do Município de Fortaleza)