O conselheiro federal da OAB-CE e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Hélio Leitão, participou da Live, promovida pela OAB/DF na última segunda-feira, 26, tratando sobre o aniversário de 37 anos da invasão da OAB Distrito Federal, em 1983. Passados 37 anos, o episódio foi revisto e analisado pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., por Reginaldo Castro, Hélio Leitão, Eneá de Almeida, Paulo Machado Guimarães, Maria Victória Hernandez  e Vera Lúcia Santana.

O encontro ainda contou com a participação do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.Eventos como este marcante, resgatam a memória institucional e nos ajudam a fazer uma reflexão sobre o atual momento. Olhar esse passado é, acima de tudo, trazer para ao presente o que aprendemos e evitar que erros graves sejam repetidos, afirmou.

Durante a sua fala, o representante da ordem cearense destacou o momento de retrocesso na democracia e na agenda pública. “A OAB vem honrando a sua história e sendo um bastião de resistência nesse momento tão complicado. A ordem é sobretudo do povo brasileiro e estamos sempre trabalhando por essa causa maior”, afirmou Hélio Leitão.

Além disso, Hélio ressaltou a responsabilidade de promover a justiça social da ordem. “A ordem se faz atuante na defesa dos direitos humanos e promovendo a justiça social. Precisamos ter mais espaços para diálogos democráticos em nossa sociedade e debater temas relevantes sobre a nossa história”, complementou o conselheiro.

A advogada e integrante da Executiva Nacional e da Secretaria de Diversidades da ABJD, Vera Lúcia Santana, reforçou a atuação da advocacia. “ O exercício dessa profissão requer um ambiente democrático e estamos sempre na luta por isso. É importante reviver essa memória, pois marca a resistência da advocacia brasileira”, pontuou.

O objetivo desse encontro organizado pela Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF é a defesa do direito humano à memória e à verdade, correlacionando fatos passados com o contexto político e social atual. Os diálogos seguem até outubro de 2021, todos com transmissão pelo Canal do YouTube da OAB/DF.