A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, promoveu na última sexta, 02 de outubro, o “Simpósio Carreiras Jurídicas: O que você precisa saber- Direito das Famílias e Sucessões”. Com realização através da Comissão de Direito Sistêmico; Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem; Comissão de Educação Jurídica; e Comissão da Mulher Advogada; o evento virtual contou, ainda, com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).

Com transmissão através do canal oficial do YouTube ESA Ceará e reuniu especialistas que debateram assuntos relevantes e esclareceram dúvidas sobre o Direito de Família e Direito Sucessório. A Vice-presidente da OAB Ceará e também membra da Comissão de Direito de Família da Ordem Alencarina, Ana Vládia Feitosa, parabenizou e cumprimentou todos os participantes, no decorrer do evento, compartilhou vivências sobre carreira e vocação “Eu escuto muito as pessoas comentarem que o Direito de Família é uma área fácil de atuar, e não é bem assim. Na verdade, atuar nessa área requer, acima de tudo, vocação e também algumas competências e habilidades necessárias para ter capacidade de diagnosticar conflitos que transcendem aspectos jurídicos, ao mesmo tempo perceber aspectos emocionais daquele conflito sem se envolver”.

Ana Vládia Feitosa, também compartilhou sobre o papel da “advocação”. “Eu acho que o Direito de Família é um ramo do Direito que tem como objetivo a justiça na Família. É algo difícil às vezes de se obter porque nas demandas de família não tem ganhador e perdedor e acho que de certa forma quando há um litígio se instaurando naquele seio familiar todos perdem. Mas a gente é um instrumento para tentar obter uma pacificação”, afirmou a Vice-presidente da OAB-CE.

No segundo painel, a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira, apresentou os convidados e falou sobre o propósito da mesa virtual “A intenção desse painel é que estudantes de Direitos, colegas advogados e professores, possam ter uma proximidade maior com profissionais renomados na área de Direito da Família “, destacou.

A presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE, Ana Tarna Mendes, pontuou a importância dos princípios da advocacia sistêmica, criada por Bert Hellinger, no exercício do Direito da Família “A Constelação Familiar é muito rica e quando se aplica dentro do Direito de Família conseguimos ter bons resultados. O Direito Sistêmico traz um novo olhar”, afirmou a Facilitadora de Constelação Familiar.

Já o Promotor de Justiça-Família, Luís Laércio Melo, compartilhou a sua experiência quanto ao tema. “O Direito de Família me tocou porque, ao perceber que nós temos que lidar não somente com as pessoas, mas com a alma das pessoas, com as dores delas, a possibilidade de reconstruir isso, essa possibilidade de restaurar, me fez entender que o Direito de Família tem um grande capítulo, mas tem muitas folhas em branco, que nos cabe reescreve-la”.

Participaram do evento a Vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa; o Promotor de Justiça – Família, Luís Laércio Melo; a Defensora Pública, titular da 13ª Defensoria de Família, Michele Cândido; a Advogada familiarista e presidente da Comissão de Direito de Família da OAB-CE, Olívia Pinto; a advogada, especialista em Direito e Processo Trabalhista, Suzyane Pessoa; a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira; o advogado e Mestre em Direito e Desenvolvimento, Lincoln Mattos; o advogado Danilo Castelo Branco; e ainda, Ana Tarna Mendes, advogada, professora e presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-CE.