Na tarde da última quarta-feira, 11, foi realizada a 4º Sessão Extraordinária do Conselho OAB Jovem. Dando o início, as atividades e pautas do dia, o diretor institucional da Jovem Advocacia, Bruno Ellery, falou sobre o projeto de mentoria jurídica profissional e divulgou o calendário de atividades. “Esse projeto irá funcionar de maneira telepresencial com aulas que irão se iniciar a partir do dia 30 de novembro. As mentorias irão acontecer após os cursos preparatórios com temas voltados para o direito penal, previdenciário e do trabalho, revisitando experiências práticas. As aulas serão realizadas no período da noite e se encerrarão no dia 14 de dezembro”, explicou.

O projeto faz parte da Coordenadoria Geral de Mentoria Jurídica, vinculada à Diretoria da Jovem Advocacia em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE).

De acordo com o presidente da OAB Jovem, Timóteo Fernando, as inscrições poderão ser feitas pelo site da ESA-CE ainda este mês. “Os mentores serão advogados que já tenham experiência comprovada e que vão compartilhar suas rotinas com os colegas. Contamos com a participação da jovem advocacia tanto da capital como do interior do estado”, afirmou.

Ao longo da sessão, todos os conselheiros prestaram homenagens e aprovaram, por unanimidade, o Voto de Louvor, em memória, ao advogado Fernando Medeiros Costa, falecido no último dia 5 de novembro.

A relatora do requerimento e conselheira jovem, Ivna Costa, em suas palavras destacou o talento do advogado e lamentou a perda do colega. “O voto tem o objetivo de prestar as últimas homenagens ao jovem talento do meio jurídico, que, tão bem desempenhou a sua profissão, assim como foi um grande amigo para todos que o conheciam. Fernando deixa muitas saudades, mas, também, seu exemplo de profissional, ser humano e ético”, declarou.

Ao final do discurso, emocionados, todos os conselheiros fizeram 1 minuto de silêncio em memória de Fernando Medeiros Costa. O advogado também era inscrito na OAB-SP sob o n. 396.156, estava como Vice-presidente da Comissão de Compliance e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE na gestão 2019/2021.

Ao longo da sessão, o conselheiro jovem, Igor Leitão, colocou em pauta o pedido de Voto de Louvor em homenagem aos 30 anos de carreira do conselheiro federal, presidente Comissão Nacional de Direitos Humanos, ex-presidente da OAB Ceará e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Hélio Leitão. “Será uma forma de presta homenagem a esse nome que é tão forte e que serve de inspiração para muitos jovens advogados”, pontuou. O requerimento foi aprovado por aclamação dos votos.