Um dos constitucionalistas mais respeitados do país, Paulo Bonavides, faleceu aos 95 anos, na última sexta-feira (30/11). Como forma de homenagear essa referência do mundo do direito e da cultura, o conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, foi convidado pela diretoria do Conselho Pleno da OAB Nacional para abrir a sessão com um discurso.

A reunião, realizada nesta quinta-feira (05/11), foi presidida pelo vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana, que pediu a realização de 1 minuto de silêncio em memória ao jurista Bonavides. Na sequência, Hélio Leitão deu início a uma emocionante homenagem, destacando o brilhantismo do jurista. “As lições que ele deixou ganham ainda mais atualidade nesse momento em que a democracia brasileira, sempre fragilizada por uma obscena concentração de renda e abissal desigualdade social, está sob ataque, em crise a representatividade política, feita tábula rasa dos direitos e garantias fundamentais”, complementou Leitão.

O discurso foi encerrado sob aplausos de todos os conselheiros federais presentes, tendo destaque para o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, que salientou estar muito encantado com as palavras proferidas por Hélio.

Nascido em 10 de maio de 1925, Paulo Bonavides é considerado um dos maiores constitucionalistas do mundo, sendo também um jurista, cientista político brasileiro, jornalista, membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupou a cadeira de número 17, tendo por patrono Joaquim Catunda. Também foi professor emérito da Universidade Federal do Ceará reconhecido nacional e internacionalmente.

Leia na íntegra discurso de homenagem

Clique aqui para conferir a sessão completa