A noite da última terça-feira, 17, marcou o início do Seminário de Direito do Trabalho – Teses Trabalhistas e Controvérsias Normativas no Pós-Pandemia. O evento, realizado com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), de forma online, coloca em pauta temas atuais da seara do direito e conta com variados palestrantes com experiências na área.

Durante a mesa de abertura, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou o sucesso do evento. “Fico muito feliz em ver essa adesão da advocacia participando desse seminário. Somamos mais de 2.600 visualizações somente no primeiro dia do seminário, motivo para comemorar. Isso é reflexo do trabalho feito pela OAB Ceará, ESA-CE e Comissões. É um trabalho coletivo que nos deixa cada vez mais motivados em sempre fazer mais”, afirmou.

A presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Ceará, Adhara Camilo, em sua fala, ressaltou o apoio das instituições para realização do evento. “Contar com o apoio da OAB Ceará e da ESA-CE é fundamental para conseguirmos realizar um evento desse porte. Isso mostra que juntos estamos conseguindo fazer uma gestão de qualidade”. complementou.

A diretora institucional da OAB Ceará e presidente Comissão de Direito Sindical, Jane Calixto, pontuou a restrição do acesso dos trabalhadores à Justiça de Trabalho. “É preciso restabelecer os direitos trabalhistas e sindicais previstos na Constituição Federal. Aguardamos respostas do judiciário, mas acredito que a nossa luta e união são fundamentais para reconquistar esses direitos perdidos”, enfatizou.

Presente na mesa de abertura, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará (Atrace) e conselheiro estadual, Marcelo Pinheiro (Ceceu), salientou a organização do seminário. “ É uma honra participar de um evento tão organizado e que conseguiu reunir grandes nomes para debater assuntos atuais para advocacia. Durante dois dias, iremos poder participar de discussões que irão trazer reflexões e proporcionar uma troca de conhecimento grandiosa”, afirmou. Participaram, também, da mesa de abertura os membros da Comissão de Direito do Trabalho, Katharine Vasconcelos e Kassio Melo.

Dando início as palestras da noite, o mestre em direito, professor e advogado, Raphael Miziara, falou sobre as relações de teletrabalho. “Com a pandemia, o teletrabalho ganhou mais força e a advocacia deve está atualizada com a nova realidade. A legislação do teletrabalho no Brasil é insuficiente, devemos ter em mente que é necessário mudar essa realidade”, explicou.

Ao final, o palestrante fez um sorteio do seu mais novo livro “Honorários Advocatícios Sucumbenciais no Processo de Trabalho” para os participantes do seminário. “Quem assistiu a palestra deve tirar um print do momento que mostro o livro, postar nos stories e marcar o Instragram da @oabce, @esaceara e @rmiziara. O resultado iremos divulgar em breve”, revelou Raphael Miziara.

No primeiro dia, o seminário contou ainda com as palestras da Jéssica Fernandes, advogada e professora de direito e compliance; Thassya Prado, advogada em direito trabalhista empresarial, advogada e professora; Haroldo Guimarães, advogado, mestre em direito constitucional e consultor empresarial.

O segundo dia de evento, contará com as palestras de Thereza Nahas, juíza do trabalho, professora, doutora e pesquisadora; Rafael Lara Martins, advogado, conselheiro federal da OAB, professor e diretor da ESA/GO; Rafaela Sionek, professora e advogada trabalhista empresarial. O evento disponibilizará certificação oficial para aqueles que completarem pelo menos 75% de participação e que cumprirem com as atividades do curso.

Serviço
Seminário de Direito do Trabalho — Teses Trabalhistas e Controvérsias Normativas no pós-pandemia
Datas: 17 e 18 de novembro de 2020
Horário: 18 às 22 horas