O advogado e conselheiro estadual da Seccional Cearense, Vanilo de Carvalho (OAB-CE 8.231), foi designado como membro do Conselho Executivo e Curador do Museu Histórico da OAB. A nomeação foi confirmada pelo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, por meio da Portaria Nº 516/2020, no dia 27 de novembro. O órgão é responsável por assessorar o Museu da Ordem, que tem como objetivo resgatar e preservar o acervo histórico de membros e daqueles que se destacaram no exercício profissional da advocacia.

Para Vanilo de Carvalho, a atuação no Conselho tem o intuito de fortalecer a memória viva e construída da Ordem. “Salvaguardamos a memória viva e um ideal de fidelidade à prática da Justiça como missão, através dos objetos e documentos que estão a nossa disposição para sempre nos lembrar qual é a nobilíssima vocação do advogado, principalmente em uma sociedade marcada pela desigualdade social. A referência da OAB é a ética e a luta corajosa, jamais covarde, em defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição e das prerrogativas dos advogados, isso através de bens materiais que criam almas imortais através da história. Se, como OAB, não preservarmos nossa história ficaremos sem nossas referências”, destacou.

Vanilo de Carvalho é advogado; especialista em Direito Constitucional; mestre em Negócios Internacionais; escritor; humanista; membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB; conselheiro estadual da OAB Seccional Ceará; membro da Comissão Nacional do Exame de Ordem; e membro da Ordem de Malta.

Saiba mais sobre o Museu Histórico da Ordem dos Advogados do Brasil

Com acervo composto por documentos, objetos e fotografias que registram a trajetória da organização profissional de advogados e advogadas no Brasil, o Museu Histórico da OAB preserva uma parte importante da memória da advocacia brasileira e da principal instituição que a representa, deixando um legado para as novas gerações. Inaugurado em 15 de setembro de 2003, o Museu também tem o propósito de valorizar, prestigiar e divulgar a importância do Direito e da Entidade no panorama histórico nacional. O órgão histórico é assessorado por um Conselho Curador, composto pela totalidade dos ex-presidentes do Conselho Federal da OAB não falecidos, os denominados Membros Honorários Vitalícios, além dos membros nomeados, que juntos representam a memória viva da Ordem.