A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), através da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), braço educacional da Ordem cearense, realiza, na próxima sexta, 18 de dezembro, de 15 às 18 horas, o “ Simpósio Carreiras Jurídicas o que você precisa saber”. A última edição de 2020, abordará o tema “Advocacia Pública”. O evento virtual gratuito é uma iniciativa da Comissão de Educação Jurídica, Comissão da Mulher Advogada e da Comissão Estadual do Advogado Público da OAB-CE.

O simpósio tem o objetivo de proporcionar trocas de experiências com nomes relevantes do Direito Público. O evento conta com a presença da vice-Presidente da Comissão da Advocacia Pública na OAB-CE, Conselheira Estadual e membro da Comissão Nacional da Advocacia Pública; Coordenadora Nacional da Carreira de Advogado da União na ANAFE, Isabel Cecília de Oliveira Bezerra; também estará presente o Diretor Geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará, Plácido Barros Rios. Foi defensor público e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cursou três especializações: Direito Público; Direito Ambiental e Direito e Processo Constitucional. Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor). No MPCE, exerceu cargo de auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral; Procurador de Justiça convocado; membro da Comissão de Concurso para Promotor de Justiça; Coordenador do Centro de Apoio Eleitoral Eleitoral e presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2016-2017, sendo reconduzido para o mesmo cargo no período de 2018 e 2019. Presidiu como procurador geral de justiça do Ceará o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça (CNPG).

O evento ainda contará como palestrantes, o Procurador do Município de Fortaleza, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais – ANPM, especialista em Gestão Pública e Direito do Trabalho, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Guilherme Rodrigues. A Doutora em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Professora Adjunta de Processo Civil da UFC e Procuradora-chefe da UFC. Membro da Processualistas, da ANNEP e do IBDP,Janaína Noleto; o ex-membro da Divisão de Acompanhamento Especial da Procuradoria-Regional da Fazenda Nacional da 5° Região, atuando junto ao TRF5, atualmente lotado no Núcleo de Defesa Cível da Divisão de Defesa em Primeira Instância da Fazenda Nacional da PRFN-5° Região e Delegado do SINPROFAZ em Recife, junto à PRFN-5° Região; Paulo Mariano Alves de Vasconcelos.

A iniciativa também conta com a presença do Especialista em Processo Administrativo – UFC, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2007 e 2013) e Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal. Atualmente, é Procurador do Município de Fortaleza, Professor de Direito Constitucional e de Direito Processual Civil – FATENE. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Processual Civil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Teoria da Constituição, Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional. Possui vários artigos publicados no Brasil e no exterior.Foi Juiz de Direito do Estado do Pará e Defensor Público do Estado do Ceará, Francisco Lisboa Rodrigues. A mediação do evento é realizada pelo advogado Danilo Castelo Branco Teles de Menezes, Pós-Graduando em Direito e Processo do Trabalho pela UNIFOR. Graduado em Direito pela Unichristus. Membro efetivo da Comissão de Educação Jurídica da OAB/CE e membro do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial – NUPID.

O curso gratuito é realizado de forma remota através do site da ESA-CE, as inscrições já estão abertas, clique aqui e inscreva-se. Caso não seja advogado ou advogada, faça sua inscrição inserindo 0000 na área “OAB” no cadastro. Participe!