O advogado e presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece), Damião Soares Tenório, foi empossado membro consultor da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A portaria de posse (nº 200/2021) foi assinada pelo presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, na última quinta-feira (25). Atualmente, a comissão é composta por 25 membros e presidida pelo advogado Arnoldo Wald Filho, da Seccional de São Paulo.

Damião Tenório destaca a efetiva participação da OAB Ceará, por meio do presidente Erinaldo Dantas, na nomeação junto ao Conselho Federal. “Assumimos com muito orgulho o posto de membro consultor como representante do estado do Ceará na Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB. Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar pelo fortalecimento dos meios consensuais de soluções de conflito para dar mais efetividade às prescrições legais e assim, atuando como fomentador do diálogo, contribuir para a melhoria da nossa Justiça”, aponta o advogado, que também é sócio-fundador da CAMES – Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada.

“Eu sou um entusiasta desse mecanismo pela formação que eu tenho junto à Universidade de Fortaleza e o trabalho que tenho desenvolvido pelo Ceará através da CAMES. Mais do que externar a preocupação com o ônus dos processos judiciais no Estado, eu busco transformar esses mecanismos por meio da Câmara e dar uma alternativa ao jurisdicionado e ao advogado cearense, inclusive através de mecanismos privados”, complementa Damião Tenório.

Para o presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, a nomeação é de grande relevância para o desenvolvimento da área no Ceará. “A conciliação, a mediação e a arbitragem estão vindo cada vez mais fortes, focando na redução da quantidade de processos no Judiciário e criando uma cultura de pacificação. Certamente o advogado Damião Tenório está preparado para assumir a função e articular o intercâmbio de pautas com o Conselho Federal, que será imprescindível para o fortalecimento da temática. “, defende.