Em virtude do momento vivenciado pela educação jurídica no Estado, sobretudo com as dificuldades impulsionadas pelo cenário de enfrentamento a Covid-19, a Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, sob o apoio da ESA-CE, realizou, virtualmente, o evento “II Fórum Estadual de Educação Jurídica”, no último sábado,13.

Na ocasião, reuniram-se representantes da diretoria da OAB-CE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Associação Brasileira de Ensino de Direito (ABEDI), além de coordenadores, gestores e representantes docentes e discentes das instituições de ensino que ofertam o curso de Direito no Ceará.

Participaram do evento, na abertura, Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, que ressaltou a importância da OAB estar junta às instituições de ensino superior do curso de Direito.

O presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio, reforçou a importância do evento, necessário para aproximar o diálogo com as instituições de ensino. A presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Batista de Oliveira, trouxe aspectos que fazem parte da angústia dos professores no contexto de isolamento social, como o Direito à desconexão e questões sobre saúde mental.

A presidente da ABEDI, Maria Vital da Rocha e Felipe Chiarello, membro do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito a CAPES-MEC contribuíram com o debate representando a visão das instituições de ensino.

Inaugurando a II Edição do Fórum Estadual de Educação Jurídica, Danilo Castelo Branco, advogado, mediador do evento e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, saudou os presentes na mesa de abertura, além dos gestores, representantes das instituições de ensino em Direito no Ceará, representantes discentes e presidentes das comissões de ensino jurídico das subseccionais do Ceará, que se fizeram presentes.

Compondo a primeira mesa do evento, os palestrantes: Marcelo Magalhães, João Virgílio, Kely Magalhães, Beatriz Rosa trataram sobre o tema “Educação a Distância no Direito”. Na oportunidade, Marcelo Magalhães compartilhou dados da implementação do ensino EAD e das aulas síncronas no Brasil; João Virgílio Tagliavini apresentou algumas práticas exitosas em outras instituições no Brasil.

Ainda pela manhã de sábado, José Albenes Bezerra Júnior e Denise Vasconcelos conversaram sobre “Núcleo de Prática Jurídica”. Retornando à tarde, Paulo Carvalho e Vanessa Batista de Oliveira puderam tratar sobre “Valorização do Professor em tempos de pandemia e pós-pandemia”. Paulo Carvalho abordou sobre a valorização do advogado/professor, também compartilhou técnicas que aplica para aproximar o professor e o aluno. Na segunda mesa da tarde de sábado, Jana Maria Brito Silva contribuiu ao explanar sobre a “Implementação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Direito”.

Finalizadas as mesas da manhã de sábado, os gestores, representantes docentes e discentes e convidados puderam compartilhar suas impressões sobre o grave momento enfrentado pela educação no País, compartilhar e debater algumas dificuldades e sobre os ajustes a serem realizados no ensino durante o momento de isolamento social, sobretudo no que se relaciona a educação do Direito no Ceará. Os representantes discentes das instituições também aproveitaram o momento de fala para expor a posição dos alunos no contexto de tantas adaptações.