A Comissão de Direito Sindical (CDS) da OAB Ceará realizou, na última terça-feira (23/03), o evento on-line “Temas Sindicais em Debate” que abordou o tema “Sindicato e Feminismo”. Em celebração ao Dia Internacional das Mulher, o encontro virtual reuniu representantes de lideranças do movimento sindical para debater temáticas como relações trabalhistas, feminismo e a luta por paridade de gênero no mercado profissional.

Participando da abertura do evento, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, parabenizou a iniciativa da Comissão e destacou a importância do papel feminino na atual gestão. “Temos uma série de mulheres à frente de Comissões importantes, todas com grande protagonismo, além de conselheiras e diretoras em todo o Estado. Sabemos das dificuldades enfrentadas nessa nova realidade de pandemia, principalmente com o homeoffice e a OAB reitera, com este debate, o seu compromisso com o sistema sindical. Por isso, é fundamental o apoio dos sindicatos para que os trabalhadores possam ter voz junto à toda a sociedade”, defendeu.

A presidente da Comissão da OAB-CE, diretora adjunta de relações institucionais e Conselheira Estadual da Seccional, Jane Calixto, mediou o debate e falou sobre o movimento sindical ser fundamental para a classe trabalhadora e para a garantia dos direitos das mulheres. “Nesse mês comemorativo das mulheres e aqui, especialmente das mulheres advogadas, das mulheres militantes do movimento sindical, a CDS está trazendo esse projeto para abordar vários temas ligados ao movimento sindical e direito coletivo. Estamos tratando de temáticas que são afins ao movimento sindical, aos dirigentes sindicais, à classe trabalhadora em geral, é também para o engajamento da sociedade como um todo, que precisa conhecer a realidade e a importância do movimento sindical”, afirmou.

Presente no evento, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, tratou sobre a atuação da Comissão na defesa de políticas públicas e ressaltou o trabalho da OAB-CE na interlocução de direitos fundamentais femininos. “Estamos buscando efetivamente trabalhar e reconhecer que nós mulheres, independente da categoria laboral, precisamos de políticas públicas de resguardo. Hoje a OAB Ceará, por meio da sua Comissão, tem assento não só no Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres como no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, exatamente buscando essa interlocução, Governo e sociedade civil, para que a gente possa efetivamente buscar políticas públicas para as mulheres, e os sindicatos têm um papel importantíssimo”, apontou.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi a primeira central sindical do Brasil a adotar a implantação de paridade de gênero nos cargos de direção. Aprovada em 2104 durante o 11º Congresso Nacional da CUT (Concut), que aconteceu em São Paulo. E para o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, a ação trouxe mais protagonismo às mulheres na Organização. “Isso, para nós, nos engrandece, faz com que a gente possa compreender que as mulheres têm todo direito de ocupar qualquer espaço que ela queira, e compete aos homens respeitar”, afirmou. Durante o debate o presidente da CUT Ceará também destacou a necessidade da proteção das mulheres em casos de violência durante a pandemia e as relações de trabalho durante o isolamento social.

Com a palavra, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luciano Simplicio, agradeceu a oportunidade de debater sobre o tema e apontou o feminismo como ferramenta para conquistar mais igualdade nas relações trabalhistas e sociais. “O feminismo tem que contar com ajuda das mulheres e dos homens para a gente superar essa sociedade desigual e injusta e criarmos uma sociedade mais igualitária onde o gênero não tem que ser explorado”.

Participaram do debate o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, a Doutoranda em Relações do Trabalho Desigualdade Social e Sindicalismo pela Universidade de Coimbra, dirigente sindical junto a Confederação Nacional de Trabalhadores do ramo Financeiro/CUT, Deise Recoaro, a Conselheira Estadual e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Calixto, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luciano Simplicio e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wil Pereira.