Durante sessão virtual realizada nesta quinta-feira, (22/04), o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados da Brasil – Secção Ceará, aprovou, por aclamação, a proposta de criação da “Medalha Advogado Clayton Marinho”, pautada sobre o processo de N° 9186/2021-0. O pedido de instauração da medalha detém como requerente, o conselheiro estadual Luciano Alves Daniel, e como relator, o conselheiro estadual Ricardo Wagner Amorim.

Para Luciano Alves Daniel, requerente do processo, a aprovação da medalha não só eterniza a carreira de Clayton Marinho, como também abraça a nova geração de advogados criminalistas.  “Infelizmente tivemos esta perda enorme para a classe no último dia 6 de abril, e propomos esta singela homenagem, que na verdade, não só engradece a nossa Ordem e reconhece a atuação de Clayton Marinho, como também valoriza a advocacia criminal, de modo a incentivar os nossos colegas que atuam integralmente nessa tão difícil arte e especialização que é a advocacia criminal. Clayton Marinho foi um apaixonado e sempre atuou com ética e sabedoria no exercício de seu mister, e por este motivo pensamos em definir este prêmio. Devemos eternizar seu nome, sua atuação, não só em homenagem aos velhos guerreiros da tribuna do júri e da defesa, mas como também valorizar as futuras gerações que encabeçarão as futuras atividades e exercício da advocacia criminal”, finalizou.

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará, destacou sobre o importante legado deixado pelo advogado Clayton Marinho. “Durante sua trajetória, todos nós vimos na verdade, um grande intelectual e um excelente advogado, consagrado na área criminal em todo o país. Acompanhamos o sucesso e excelência do Clayton em todos e inúmeros e rumorosos casos em que atuou. Sou muito feliz de ter convivido com o mesmo, que de fato, será sempre lembrado na Ordem”, afirmou.

Agora aprovada, a “Medalha Clayton Marinho” será entregue na Conferência Estadual da Advocacia Cearense, podendo ocorrer ainda, de forma virtual. A nomeação ocorrerá por triênio, à 01 (um) advogado e à 01 (uma) advogada, que tenha tempo de inscrição na Ordem, de 30 anos, e que se destaque em suas atuações e atividades na defesa da advocacia criminal.

Durante a sessão, foi determinado, ainda, que os premiados serão definidos através de votação sigilosa por parte do Conselho Seccional da OAB Ceará. A medalha será direcionada ao advogado e à advogada que nunca tenha tido sanção disciplinar, não sendo obrigatório o mesmo ter, necessariamente, serviço prestado a Ordem.

SOBRE CLAYTON MARINHO

Bacharel em Ciências Sociais e Administração Pública, Francisco Clayton Pessoa de Queiroz Marinho (OAB-CE: 1.551), foi advogado, defensor público, professor, e atuou durante seu mister, em diversos segmentos da sociedade civil e jurídica social. No sistema OAB, Clayton Marinho foi condecorado em 06 de setembro de 2002, com a ”Medalha Advogado Padrão”, colaborou como Conselheiro Efetivo do Conselho Seccional da Ordem, foi também vice-presidente do Clube do Advogado, e durante sua trajetória, deixou marcada sua paixão pela advocacia e pelo exercício do direito de defesa, em específico, aos grandes patronos da advocacia criminal brasileira.