O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) comunica a todos os advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e demais entidades conveniadas, que a versão anterior do Portal e-SAJ será desativada no próximo dia 24 de abril, permanecendo ativa para utilização, a versão atual da plataforma.

“É importante destacar primeiramente que não é o fim do portal e-SAJ, mas sim o encerramento da versão anterior do sistema. Importante destacar também que as petições salvas em rascunho na versão antiga, não serão migradas para a nova versão. Caso o interessado opte por não utilizar o novo Portal e-SAJ neste momento, até o dia 23 de abril, ainda será possível retornar à versão antiga do Sistema. Assim, é recomendável que se aproveite este período para protocolar ou recriar os rascunhos no novo Portal” orienta o coordenador de Informações e Apoio das Atividades Judiciais do TJCE, Pedro Carlos Alves Cavalcante.

A nova versão começou a funcionar oficialmente em agosto de 2020. O coordenador explica como foi o processo de implantação da nova ferramenta. “Inicialmente, foi disponibilizado para um grupo de advogados, até conseguirmos contemplar toda a categoria. Depois incluímos os usuários da Defensoria Pública e do Ministério Público. Por último, contemplamos as Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, que também fazem uso da ferramenta. ”

Ele informa que todos os profissionais que necessitam usar o sistema foram devidamente capacitados para utilizá-lo. “Não há razão para ficarmos com uma versão arcaica de uma ferramenta quando já disponibilizamos uma mais moderna e funcional aos nossos usuários”, reconhece.

NOVAS FUNCIONALIDADES

O novo e-SAJ traz como novidades funcionalidades como o “Painel do Advogado” e o “Novo Peticionamento Eletrônico”. Outra vantagem é que o portal utiliza navegação gráfica e permite uma visualização mais simplificada dos serviços.
“Isso facilita e organiza o acesso às informações, suportando fluxos de trabalho de forma eficiente, agrupando as tarefas relativas aos processos em um único lugar, em ordem cronológica e com constante atualização. Além disso, permite melhor acesso aos serviços de peticionamento eletrônico e consulta processual”, afirma o coordenador.

No “Painel do Advogado”, por exemplo, é possível visualizar e protocolar a petição em uma única tela. Há ainda o recurso de salvamento automático. A pré-visualização das peças é mais uma inovação, que serve como orientação para o preenchimento correto das informações. Além disso, o usuário pode conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os arquivos.
O novo e-SAJ pode ser acessado do computador, tablet e celular, a qualquer momento. A acessibilidade é mais um diferencial, com acesso de forma facilitada, por leitores de tela, para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual.

PARTICIPAÇÃO
A reformulação do portal foi desenvolvida com a colaboração dos próprios usuários. Um grupo de advogados foi selecionado e submetido a testes de usabilidade. O objetivo é que a ferramenta eletrônica esteja em conformidade com as necessidades da rotina de trabalho dos profissionais.

*Com informações, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)