A insuficiência respiratória é um dos sintomas graves que afeta pacientes com coronavírus, e o Elmo é um capacete de respiração assistida desenvolvido no Estado que tem baixo custo, não é invasivo e pode salvar muitas vidas. Cada capacete Elmo poderá ser utilizado em até 5 pacientes após reprocessamento e, sendo bem empregado, o ELMO pode apresentar 60% de sucesso, definido como não necessidade de intubação traqueal nos pacientes com Covid-19 que necessitam de oxigenoterapia.

Sensibilizada com o momento dramático vivenciado pelos profissionais de saúde, gestores e principalmente, pelos pacientes acometidos pela Covid-19, a Associação Médica Cearense é a idealizadora da campanha que visa arrecadar doações para aquisição do capacete ELMO, desenvolvido pela FUNCAP/ ESP-SESA/ UFC/ UNIFOR/ SENAI/ FIEC, produzido e comercializado pela empresa ESMALTEC.

E a OAB Ceará está apoiando a campanha para aquisição e doação de Capacetes Elmo para a rede pública de saúde. O presidente da entidade, Erinaldo Dantas, considera que a solidariedade é uma condição necessária para salvar vidas de pacientes acometidos pela doença, mas é também uma maneira de a sociedade enfrentar melhor esse desafio que é imenso. “Não tenho dúvidas de que, com as doações, a rede pública poderá ampliar sua capacidade de atender seus pacientes, permitindo assim a plena recuperação dessas pessoas – pais, mães, filhos, filhas que lutam pela vida. Por outro lado, integrar essa corrente do bem também nos ajuda a nutrir o que é bom dentro de nós. Temos enfrentado tempos difíceis e perceber que, em meio a tudo isso, temos mais que o necessário e condições para ajudar alguém que precisa, é um combustível para seguirmos adiante”, refletiu.

José Aurilo Rocha, presidente da Associação Médica Cearense, reforça que esse período de pandemia exige várias ações de ajuda emergencial, uma vez que o mundo está diante de uma crise sanitária, social e econômica. “Nós estamos realizando uma campanha para doarmos capacetes Elmos para pacientes com Covid-19, em situação crítica. É nesse momento difícil que a gente percebe a nossa função social e que nós temos o papel de fortalecer o SUS e as políticas públicas. Através dessas ações, descobrimos que somos entidades muito mais do que representantes de classes, somos organizações que dependem umas das outras. Contamos também com o apoio da OAB Ceará para, juntos, liderarmos esse protagonismo de ajuda tão necessária”, refletiu.

Ricardo Pessoa, secretário geral da Associação Médica Cearense, entidade médica mais antiga do Estado com 115 anos, reconhece todo o esforço que o governador Camilo Santana e sua equipe vem fazendo para mitigar os efeitos da pior crise sanitária da história do Brasil e agradece o apoio das diversas instituições que aderiram à campanha em todo o Ceará. “Agradecemos a todas as sociedades e cooperativas médicas, planos de saúde, entidades de classes, entre elas a OAB Ceará, clínicas particulares, médicos e acadêmicos de medicina. Com certeza a nossa doação fará diferença na vida dos pacientes acometidos pela insuficiência respiratória causada pela Covid-19 e também no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente”, afirmou.

As unidades adquiridas diretamente da ESMALTEC serão doadas para a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) para as unidades de saúde do Estado. No caso de doação de valores, o mesmo deverá ser depositado na conta da Associação Médica Cearense, Banco Sicredi, agência 2301, conta corrente: 7104-8 e CNPJ 07.282.601/0001-8. Posteriormente, será realizada uma prestação de contas.

Ajude você também!