O mês de junho é marcado pela conscientização sobre a proteção e conservação do meio ambiente. Visando debater esses e outros temas referente às questões ambientais, a Comissão de Direito Ambiental da OAB Ceará e a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), realizarão nos dias 8, 9 e 10 de junho a “Semana do Meio Ambiente: Qual o futuro que queremos?”, o evento será gratuito e transmitido de forma on-line através do site da ESA-CE, as inscrições já estão abertas, clique aqui, e garanta sua presença.

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data que foi instituída em junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, a OAB Ceará reúne vários especialistas para debater sobre a importância da garantia da proteção e preservação ambiental para um futuro sustentável. A abertura da mesa virtual contará com a participação do presidente da OAB Ceará Erinaldo Dantas, o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho e o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE, João Alfredo Telles Melo. Ainda durante o primeiro dia o evento traz grandes profissionais para discutir o tema “Desafios e soluções para sustentabilidade dos ecossistemas Marinhos: a década dos oceanos”. Na mesa II, durante o segundo dia, a roda de conversa traz o tema “Gestão de resíduos sólidos urbanos: desafios, soluções e oportunidades”. No último dia do evento, o debate será sobre “O programa de regularização ambiental do Estado do Ceará (PRACE)”.

O evento gratuito conta com certificação de 11horas/aula para os inscritos, por meio da ESA-CE, para garantir o certificado é necessário completar 75% de participação na “Semana do Meio Ambiente: Qual o futuro que queremos?”. Venha fazer parte desse debate!

Serviço
Semana do Meio Ambiente: Qual o futuro que queremos?

Data: 8, 9 e 10 de junho de 2021

Transmissão: site da ESA-CE

Programação:
Dia 8/6

Abertura – 8h30

Erinaldo Dantas – Presidente da OAB-CE
Eduardo Pragmácio Filho – Presidente da ESA-CE
João Alfredo Telles Melo – Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE

Mesa I – 9h

Tema – Desafios e soluções para a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos: a década dos oceanos

Palestrantes: Tarin Cristino Frota Mont’Alverne, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Direito pela Université Paris V e USP.

Marlise Alves Vieira de Araújo, Doutora em microbiologia. Presidente da Associação Brasileira de Combate ao lixo no Mar.

João do Cumbe, Quilombola do Quilombo do Cumbe no município de Aracati. Defensor de Direitos Humanos. Educador Popular. Ambientalista. Militante do Movimento Quilombola do Ceará, Movimento de Pescadores/as Artesanais e da Organização Popular de Aracati – OPA.

Marcelo de Oliveira Soares, Professor doutor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC. Cientista-Chefe Meio Ambiente da SEMA.

Carla Aires, mediadora do debate.

Dia 9/6

Mesa 2 – 8h30

Tema: Gestão de resíduos sólidos urbanos: desafios, soluções e oportunidades

Palestrantes: Francisco de Assis Cavalcanti Bezerra, Engenheiro civil com experiência em Infraestrutura e drenagem urbana. Foi premiado com o Troféu Elizabeth ( Responsabilidade social) pela Sinduscon-CE na Categoria “Tecnologia e Qualidade” em 2015.

Ronaldo Stefanutti, Professor doutor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental e do Programa de pós-graduação em Engenharia civil da UFC. Coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (LARSE).

Lílian Teixeira, Associada da Ascajan. Mobilizadora do Projeto Cataforte III. Presidente da Rede de Catadores Ceará.

Albert Gradvohl, Diretor especial de resíduos sólidos da ACFOR/PMF 2021. Coordenador Especial de Resíduos Sólidos da SCSP/PMF de 2013 à 2020. Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente COEMA-CE. Conselheiro do CONAMA.

Mansour Daher Elias, mediador do debate.

Marina Macêdo Gomes Albuquerque, mediadora do debate.

Dia 10/6

Mesa 3 – 8h30

Tema: O programa de regularização ambiental do Estado do Ceará (PRACE)

Palestrantes: Patrícia Nara Bonetti Ribeiro, Engenheira florestal, formada na Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, com Pós graduação em Auditoria e Perícia Ambiental. Articuladora lotada na diretoria florestal – DIFLO da SEMACE.

Martinho Olavo, Professor de Direito Ambiental. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFC. Procurador Autárquico do Estado do Ceará/Semace. Advogado membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE.

Luís Gustavo Chaves da Silva, Professor doutor do curso de Agronomia da UNILAB. Membro dos conselhos gestores das APAs do Maciço de Baturité e da Aratanha. Membro do GT de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental.

Geovana Patrício, mediadora do debate.