Na última segunda-feira, (07/06), a OAB Ceará, representada por seu presidente, Erinaldo Dantas e pelo presidente da Comissão Especial Brasil/ONU do Pacto Global, Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Ítalo Sérgio, participou da cerimônia de assinatura da Assembleia Legislativa do Ceará para adesão ao Pacto Global da ONU.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou que Casa Parlamentar, além de legislar e fiscalizar, possui um papel social focado nas pessoas “através da sustentabilidade ambiental e da promoção da qualidade de vida”. Para ele, o NRS e a assinatura da carta para adesão ao Pacto Global reforçam o compromisso que a AL tem em promover a equidade entre as pessoas. “Queremos mostrar para a sociedade que essa Casa do Povo está disposta a incentivar e promover a sustentabilidade ambiental, dos ecossistemas, mas também promover o respeito entre as pessoas”, afirmou.

De acordo com o chefe do Legislativo, ao final deste ano, a AL deve apresentar um documento com todas as ações que foram e que deverão ser implementadas pelo Núcleo. ” Queremos passar isso: temos que ter uma convivência mais harmoniosa e mais respeitosa. A sociedade precisa. Nós estamos preocupados com o nosso futuro, com a nossa sustentabilidade ambiental e com a qualidade de vida das pessoas, e não apenas na retórica”, disse.

A primeira-dama do Legislativo cearense, Cristiane Leitão, idealizadora do projeto, lembrou que muitas ações sociais e ambientais já eram realizadas na Casa, no entanto, de maneira isolada, divididas por setores. Segundo ela, o Núcleo chega com a característica de integrar, ampliar e monitorar essas ações. “Temos que ter atitudes e devemos desenvolver ações para entrar na colaboração do Pacto Global, tão importante para o futuro das nossas gerações. Agradeço a toda a equipe que integra e colaborou neste projeto. Acredito que este núcleo terá muito sucesso na Casa”, pontuou.

A OAB-CE vem sendo uma das pioneiras na integração de instituições dominantes em pautas de cunho social, quando requereu o pedido de ingresso como membro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 21 de janeiro de 2021. A ação se deu para a adesão e difusão dos princípios do Pacto Global e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na Ordem Alencarina. Clique aqui e confira a matéria completa.

Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE, celebra a participação da OAB-CE na cerimônia realizada e destaca a participação da seccional cearense como influenciadora no ato. “No início deste ano de 2021, a OAB Ceará, como instituição que visa sempre participar de questões sociais, promoveu um ato de pioneirismo, assinando o pedido de ingresso como membro do Pacto Global da ONU, na verdade, abrindo portas para que outras instituições se inspirem e estimem aderir a estes objetivos tão importantes para a sociedade. Tivemos o prazer de sermos convidados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, para participar deste ato célebre, de assinatura ao pedido, que com toda certeza ficará marcado na história da Casa, assim também como marcou a nossa”, afirmou Dantas.

Ítalo Sérgio, presidente da Comissão Especial Brasil/ONU, esteve também presente na cerimônia de assinatura e pontua a aspiração em que outros órgãos também requeiram participação no Pacto. “A partir do momento em que a Assembleia manifesta publicamente o interesse de aderir ao Pacto Global, de tentar atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, a gente espera que essa iniciativa se expanda para todas as casas legislativas e prefeituras municipais, assim como para toda a sociedade civil cearense. Estamos contentes com a participação da OAB-CE neste ato que, com toda certeza, reformulará os objetivos da Assembleia”, disse.

Participaram ainda do evento o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casadeputado Renato Roseno (Psol); o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da AL, deputado Osmar Baquit (PDT); o procurador da Casa, Hélio Leitão; a orientadora da Célula da Agenda Ambiental da AL, Conceição Machado; e o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia, Luís Edson Corrêa.

PACTO GLOBAL

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir até 2030 os ODS. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.