Visando ações conjuntas para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no primeiro grau, o Tribunal Regional do Trabalho da 7° Região(CE), a Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE) e a Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará (Atrace), realizaram, no dia 17 de junho, o “1º Fórum de Diálogo TRT7-OAB/CE-Atrace”. Clique aqui e confira.

O debate virtual teve o objetivo de promover um diálogo entre magistrados e a advocacia, discutindo demandas e dificuldades a serem melhoras, bem como elucidações sobre procedimentos e funcionamentos de sistemas utilizados na primeira instância. Durante o evento, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, agradeceu o diálogo e apoio do órgão aos advogados e advogadas cearenses e destacou a relevância do diálogo. “Esse momento é histórico, um evento feito pela Justiça do Trabalho para a advocacia, para discutir a Justiça do Trabalho, fruto de uma provocação da Ordem dos Advogados do Ceará”, afirmou.

Um ponto abordado durante o Fórum foi sobre os desafios enfrentados pela advocacia durante a pandemia de Covid- 19. A presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo, apresentou as necessidades e as dificuldades que os advogados e advogadas enfrentaram no período de isolamento social rígido (lockdown). Além disso, a advogada apresentou as principais demandas da classe, como a tramitação de processos na fila de conclusos para sentença, prolatação de despachos nas varas da capital e dificuldade no acesso ao magistrado. “Agradeço esse diálogo que o TRT sempre tem com a gente, esse canal aberto. Aqui, estamos trazendo críticas construtivas para que a gente realmente consiga fazer uma prestação jurisdicional que atenda à todos da melhor forma”, pontuou.

A presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Calixto, falou sobre as ações da Comissão para o auxílio da advocacia cearense durante a pandemia, como a “Plenária da Advocacia Trabalhista”, realizada com parceria da Atrace em fevereiro deste ano. A advogada também ressaltou a importância do debate para a função jurisdicional. “É um prazer participar desse evento inédito. Esse canal de diálogo que a gente sempre tem com o Tribunal é fundamental para que possamos melhorar cada vez mais a nossa prestação jurisdicional, que é o objetivo de todos nós que fazemos a justiça do trabalho”, destacou Calixto.
Por meio de chat on-line aberto ao público, também foram esclarecidas dúvidas sobre as principais demandas acerca da Justiça do Trabalho.

Estiveram presentes na reunião o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Adhara Camilo, a diretora institucional e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Eire Calixto, o presidente da Atrace, Marcelo Pinheiro, o diretor da Vara do Trabalho de Iguatu, Marcus Vinicius de Albuquerque Costa, o diretor da 16ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Francisco Otávio Costa, a diretora da 8ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Roberta Correa Martins Carvalho, o diretor da Vara do Trabalho de Tianguá, Abel Teixeira Arimateia, diretora da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Flávia Andréa Queiroz Façanha Ferreira, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT7, Jonathan Rebouças Maia, o servidor do TRT7, Antonio Carlos Santiago de Castro e o diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Iguatu.