Nesta quinta-feira (22), durante a 1ª Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo Jovem  da OAB Ceará, foi aprovado o voto da relatora Rayanna Oliveira sobre a implementação do “Escritório Virtual” junto ao “Navegador da Advocacia” dentro do site da OAB/CE com o objetivo de facilitar o uso dos sistemas locais e nacionais. O navegador permite colocar  todos os sistemas em uma só tela, promovendo a organização digital e otimizando o trabalho do(a) advogado(a).

Em seu voto, a Conselheira Jovem, Rayanna Oliveira Lima, argumentou que nesse período de pandemia a utilização dos meios digitais teve uma crescente exponencial e que a advocacia já manuseia diferentes sistemas do judiciário, dando celeridade a diversos trâmites há algum tempo. Segundo ela, esses sistemas demandam conhecimento em java, plugins, dentre outras coisas que fogem da expertise do advogado(a). Sistemas estes que, por conta de atualização ou a falta desta, podem simplesmente não funcionar, o que, por vezes, é danoso àquele(a) advogado(a) que está a cumprir um prazo, por exemplo. “O intuito é facilitar o trabalho da advocacia cearense e garantir o acesso gratuito a estas melhorias de forma assertiva. Acredito na viabilidade da implementação desse serviço pela Ordem, bem como na possibilidade de parcerias com empresas e desenvolvedores que possam trazer esse projeto que já é realidade na OAB/BA”, afirmou.

Após discussão e deliberação favorável à matéria pelo Conselho Jovem, o voto será encaminhado ao Presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e à diretoria,  para apreciação da viabilidade da propositura que visa oferecer melhores oportunidades à advocacia.

Saiba mais:

O cadastro do “Meu escritório virtual” é feito com a criação de login (CPF ou nº da OAB) para se ter acesso às ferramentas necessárias para trabalhar onde quer que esteja, com acesso à sua conta em qualquer computador, tablet ou smartphone e contando com o armazenamento de dados na nuvem. Já o “Navegador  da Advocacia” tem todos os Sistemas, todos os Tribunais em tela em um único navegador para que o(a) advogado(a), em um clique, tenha acesso a todos os sistemas do país sem se preocupar com atualizações, plugins, etc.

O Navegador da Advocacia é uma ferramenta que visa facilitar o dia a dia no peticionamento eletrônico. É um navegador personalizado, pré-configurado para utilização dos sistemas de todos os tribunais do Brasil, sem erros, travamentos e contratempos.