Participando da reunião técnica do Pacto contra o Coronavírus no Ceará, na Assembleia Legislativa, realizada na segunda-feira (12/7), o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, colocou a entidade como ponto de cadastramento para a vacinação à população.

A iniciativa encabeçada pelo presidente Deputado Evandro Leitão tem o intuito de viabilizar, em parceria com 17 instituições, o cadastramento na plataforma da Saúde Digital, na capital e no interior do estado, para a população em geral, bem como promover a conscientização em relação ao uso da máscara, álcool em gel e distanciamento social. Apesar de ainda não ter um cronograma definido, a expectativa é que um ônibus com pontos de internet móvel para o cadastramento da população no sistema de vacinação contra covid-19 comece a rodar todo o estado nas próximas semanas.

De acordo com Erinaldo Dantas, a OAB-CE prontamente disponibilizará um computador em cada uma de suas Subsecções, ampliando a mobilização e conscientização da importância da vacinação de todos. “Certo que contaremos com a colaboração dos presidentes das Subseccionais, reforçarei o pedido para o engajamento de todos na celeridade do cadastramento da vacinação e coloco a nossa instituição para acompanhar a comitiva formada pelo Pacto”, destacou.

O presidente da ALCE, Evandro Leitão, ressaltou a importância do pacto. “Temos a preocupação com uma terceira onda gerada pelas novas cepas do Coronavírus e a proximidade de fatores que favorecem propagação dessas novas variantes, como as viagens de férias, o baixo percentual da população vacinada e o descuido com protocolos sanitários a partir de uma falsa ideia de que a pandemia tenha passado. Aproveito para agradecer o presidente da OAB e todos os demais órgãos presentes pela contribuição e parceria nesse projeto”.

Também participaram da reunião: Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará; Júnior Castro​, presidente da Associação dos Municípios do Ceará; e Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT-CE).

PACTO CONTRA O CORONAVÍRUS

O QUE É: Lançado no dia 23 de julho, na Assembleia Legislativa, o Pacto Contra o Coronavírus do Ceará tem a união de 17 instituições com a finalidade de evitar retrocessos no controle da pandemia para salvar vidas e retomar o crescimento econômico e geração de emprego e renda.

OBJETIVO: A primeira decisão conjunta do grupo de entidades representativas de todos os setores da sociedade, foi reforçar o cadastramento e garantir a vacinação para evitarmos uma terceira onda e salvarmos vida. Posteriormente, serão pensadas ações em outros âmbitos de desenvolvimento e recuperação econômica e geração de empregos. Além do cadastro na Plataforma Saúde Digital,campanha de conscientização da importância de se de manter o distanciamento social, higienização das mãos e atender os protocolos das autoridades de saúde.

PARTICIPANTES: Integram o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará: Governo do Estado – Secretaria Estadual da Saúde (Sesa); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); Prefeitura de Fortaleza – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS); Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Instituto de Desenvolvimento do Trabalho; e Assembleia Legislativa.