O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) nomeou o advogado Matheus Atalanio Alves de Sousa (OAB-CE 40.154) como membro da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB. A designação foi confirmada no dia 27 de julho, através da portaria nº 549/2021, assinada pelo presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, e pelo secretário-geral e coordenador das Comissões, José Alberto Simonetti.

Matheus Atalanio destaca que a designação representa um grande desafio, mas também uma oportunidade de mostrar um pouco do trabalho realizado no Ceará para a promoção e para o próprio desenvolvimento do direito internacional. Ele enfatiza a honra de poder assessorar o CFOAB, além de trabalhar com debates acadêmicos e práticos sobre o desenvolvimento do direito internacional e das relações internacionais no país, sendo de uma terra de grandes internacionalistas, como Clóvis Beviláqua e o Embaixador Hildebrando Accioly.

“Pretendo contribuir com o debate relativo à aplicação do direito internacional na prática da advocacia, em temáticas clássicas como o reenvio, a cooperação jurídica internacional, o direito transnacional e a aplicação do direito internacional privado pelo direito brasileiro. Além disso, sinto também a importância de poder debater sobre o desenvolvimento do direito internacional público e privado dentro dos cursos de direito, tópico que julgo necessário para um profissional do direito nos tempos vindouros”, salienta o advogado cearense.

De acordo com o presidente da Ordem Alencarina, Erinaldo Dantas, a nomeação é de grande relevância para o desenvolvimento da área. “A advocacia que milita na seara internacional da OAB Nacional ganha um importante reforço. Temos a certeza de que o advogado Matheus Alves está preparado para assumir a função e articular o intercâmbio de pautas com o Conselho, que será imprescindível para o fortalecimento das relações internacionais”, defende.