A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará realizou a solenidade de inauguração da sede própria da OAB Subsecção Cariri Oriental, nomeada em homenagem ao advogado Everardo Nunes de Lucena (in memorian), na noite desta terça-feira, dia 24 de agosto, em Brejo Santo.

Esta é mais uma grande conquista para toda a advocacia da região. A OAB Ceará está realizando melhorias e inaugurações estruturais em todo o Estado, ampliando cada vez mais os benefícios para garantir o pleno exercício da profissão.

Convidado a discursar, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, aproveitou a oportunidade para contar um pouco da história sobre como surgiu a Subsecção do Cariri Oriental. “Em 2010, o querido amigo Everardo Lucena Segundo incentivou para que eu e o presidente da Ordem cearense na época, Valdetário Andrade Monteiro, nos uníssemos com o propósito de criarmos a Subsecção Cariri Oriental, que antes era vinculada à Juazeiro do Norte. E assim fizemos, coisa de 10 dias depois, a Subsecção foi criada”, lembrou.

O trabalho de interiorização que a gestão 2019/2021 vem realizando também foi enfatizado pelo presidente da Secional Cearense. “Uma das nossas metas era aproximar mais a advocacia do interior à OAB Ceará. Somente durante o último mês de agosto, encontramos todos os representantes das 16 subsecções e esse é um grande legado da nossa gestão: poder estar próximo da advocacia e proporcionando benefícios e inaugurações de estruturas em todo o Estado”, complementou.

O conselheiro estadual da OAB-CE, Everardo Lucena, filho do ilustre advogado José Everardo Nunes de Lucena, que dá nome à Sede da OAB Cariri Oriental, falou de sua emoção com a homenagem. “Meus sinceros agradecimentos e de minha família ao Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e ao Presidente da Subseção Cariri Oriental, Armando Basílio, bem como a todos que colaboraram para a concretização desta homenagem tão especial ao meu pai, exemplo de homem probo, íntegro, justo e impulsionado pelo amor às suas profissões. Referindo-se ao filósofo chinês Confúcio, meu pai dizia: “escolhe uma profissão que ame e não terás que trabalhar um só dia na tua vida”. Segundo ele, quando fazemos o que amamos, não é trabalho, é prazer. E foi com muito prazer que meu pai exerceu os seus ofícios de Médico, Promotor de Justiça e de advogado na abençoada região do Cariri. Tenho certeza que meu pai, embora, em sua humildade, tenha vivido sem aguardar qualquer reconhecimento, recebe esta homenagem com muita gratidão”.

Durante a solenidade, o presidente da Subsecção Cariri Oriental, Armando Basílio, mencionou o porte da conquista para toda a advocacia da região. “A sede possui uma infraestrutura muito boa e capaz de oferecer a toda a advocacia a condição necessária para facilitar o exercício profissional”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade: O presidente da OAB Juazeiro do Norte, Vavá Lemos; a conselheira estadual suplente, Iolanda Basílio; presidente da ESA – Crato, Hélter Dias Lima; ex-presidente da Caace – Cariri Oriental, Cícero Saraiva; Thiago Rocha, do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados CESA-CE; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Sávio Aguiar; Saulo Santos, advogado e representante da OAB no CONAT; a prefeita de Brejo Santo, Maria Gislaine Santana Sampaio Landim; e o deputado estadual, Guilherme Landim. Advogados e advogadas da região também prestigiaram o momento e conheceram a nova estrutura da Ordem.

A sede da OAB Subsecção Cariri Oriental fica na Rua Projetada, ao lado da Escola Marla Euraclides Lucena Miranda, no Bairro São Francisco, em Brejo Santo-CE.