A solenidade de outorga da Medalha Advogado Padrão 2020 – Advogado Edgar Cavalcante Arruda aconteceu na noite da última quarta-feira (18/8), em Itapipoca/CE. A mais alta comenda concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará foi entregue pelo presidente Erinaldo Dantas aos advogados José Eurian Teixeira Assunção e José Djalro Dutra Cordeiro, no Clube Social Imperatriz.

A OAB Ceará outorga a Medalha Advogado Padrão desde 1970. A comenda representa um reconhecimento pessoal e profissional do(a) advogado(a), além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos. Os nomes são escolhidos pelo Conselho Seccional e seguem critérios rigorosos. Dentre os requisitos estão: ser inscrito na OAB há mais de 30 anos, não haver sofrido pena disciplinar e gozar de inatacável conduta e ilibada reputação.

No triênio 2019/2021, o advogado Eurian
Teixeira exerce a função de presidente da OAB Subsecção Itapipoca e o advogado Djalro Dutra vem atuando como conselheiro estadual da OAB-CE.

Em discurso, o presidente da Ordem cearense, Erinaldo Dantas, destacou a importância da união. “A OAB é de todos nós. A força da OAB é a união em torno de um único propósito, o melhor para a classe. Somente no mês de julho, estive reunido com todos os 16 presidentes de subsecções para avaliar melhorias e renovação de estruturação em todo o estado. Além disso, em diálogo constante com as justiças, estive ainda nesta tarde em uma audiência com a presidente do TJCE, Desembargadora Nailde Pinheiro, onde ela reiterou a importância da nossa profissão para o poder judiciário, bem como a reabertura das atividades em todas as unidades do estado, além de questões como a ineficiência do atendimento virtual, dificuldades no acesso aos magistrados, dentre outros. Trabalho não nos falta e estar realizando esta homenagem a dois grandes advogados é muito emocionante”, celebrou.

Dutra ressaltou a importância do trabalho sério e da conduta inatacável. “Nesta gestão estou como conselheiro estadual e pude ver de perto a atuação da OAB Ceará e também da OAB Itapipoca, onde estão à frente os presidentes Erinaldo Dantas e Eurian Teixeira. É difícil conciliar, é uma missão árdua para se agradar a todos, mas eu vi e continuo vendo um desempenho constante na luta pela defesa da classe. A OAB realmente é união”, disse.

Emocionado, o presidente da subseção de Itapipoca, Eurian Teixeira, agradeceu à comenda em nome de seus familiares e de toda a advocacia presente. São 12 anos que estou à frente da instituição e muito me honra estar hoje sendo agraciado com esta medalha. “Agradeço a todos que me incentivaram nesta caminhada. Não é fácil, abdicamos de muitas coisas para representar esta tão honrosa instituição, mas é muito gratificante também. Trabalhamos e rogo que a nossa classe seja mais participativa e possa contribuir ainda mais para benefício de todos”, disse.

Na ocasião, os advogados e as advogadas presentes celebraram a importância da valorização da profissão e parabenizaram os homenageados. Também estiveram presentes os representantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Sávio Aguiar (presidente) e Deodato Ramalho Neto (tesoureiro); a presidente da Escola Superior de Advocacia de Itapipoca, Deysiane Souza da Silva e o presidente da CAACE Itapipoca, Inácio Raoni Cruz Oliveira.

Homenageados

Os homenageados com a Medalha Advogado Padrão 2020 são: Alder Grego Oliveira, Antônio Lourenço Tomas Arcanjo, Antônio Saldanha Freire, Augusto Cesar Pereira Da Silva, Bergson Gomes Bezerra, Carlito Onofre Da Silva, Clovis Ricardo Caldas Da Silveira Mapurunga, Eugenio Parceli Albuquerque, Flavio Jacinto Da Silva, Francisco Antônio Eugenio Viana, Francisco Chagas Cidrão Rocha, Francisco Jefferson Aragão, Francisco Jose De Oliveira Santos, Francisco Marcélio De Almeida Farias, Isabel Lidia Alves Teixeira, Joao Alfredo Telles Melo, Joao Teobaldo De Sousa, Jose Carlos Martins Mororo De Almeida, Jose De Sales Neto, José Djalro Dutra Cordeiro, Jose Elder Dos Santos, José Eurian Teixeira Assunção, José Fabiano Lima, Jose Gomes Soares, Jose Goncalves Lima, Jose Pinto Quezado Neto, Luciano Ferreira Lima Sobreira, Luiz Gonzaga Furtado Cunha, Luiza Maria Soares Cavalcante, Maria Jose Fontenelle Barreira Araújo, Maria Sudete De Oliveira, Mario Carneiro Baratta Monteiro Filho, Naide Coelho Lima, Raimundo Nogueira Maia, Reginaldo Sales Hissa, Rejane Alcoforado Amorim, Ricardo Ferreira Valente, Jose Feliciano De Carvalho, Dionísio Torres Filho.