A OAB Ceará prestou justa homenagem ao jurista Paulo Bonavides ao descerrar placa que nomeia a Escola Superior da Advocacia do Ceará com o seu nome. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (15), na sede da Seccional e contou com a presença de Yeda Satyro Benevides, viúva do professor Paulo Bonavides.

Emocionado, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, explicou que anteriormente, a ESA-CE recebeu o nome de Paulo Bonavides, quando ainda funcionava no antigo prédio situado na Av. Pontes Vieira, em Fortaleza. Com a mudança para a nova sede, a norma vigente só permitia homenagear pessoas já falecidas. “Após o falecimento do professor Paulo Bonavides, fato que lamentamos profundamente, decidimos que era hora de reafirmar a homenagem a esse grande jurista. Não poderia ter um equipamento melhor. Ele dá nome à nossa Escola. Escola Professor Paulo Bonavides que muito honra todos os que compõem a OAB Ceará. Tenho certeza de que estamos prestando um justo tributo a quem tanto merece”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da ESA Ceará, Eduardo Pragmácio Filho, destacou que esse foi um momento ímpar e de muito afeto. “Estamos reafirmando a grandeza, o afeto e a simplicidade do professor Paulo Bonavides. Ele que era professor de todos nós. Portanto, o nome da nossa Escola, como órgão da educação jurídica da OAB, é Professor Paulo Bonavides”, declarou.

Nesta tarde de homenagem e emoção, Yeda Satyro Benevides demonstrou toda a sua gratidão em poucas palavras. “Tudo isso representa atenção e consideração pelo meu amado marido. Para mim foi um momento de muita alegria. Agradeço a todos pela amizade e apreço”, disse.

Em atenção aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a solenidade foi restrita aos familiares do homenageado e aos membros da OAB-CE e da ESA-CE, contando com a presença do conselheiro federal da OAB, Hélio Leitão; a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa; o secretário-geral adjunto da OAB-CE; David Peixoto; a conselheira da OAB-CE, Raquel Machado; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE, Jefferson Viana; o conselheiro estadual da OAB-CE, Ricardo Amorim; o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho; o vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias; a tesoureira da ESA-CE, Érica Martins; o diretor acadêmico da ESA-CE, Leonardo José Peixoto Leal; o Diretor Adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; o Diretor Adjunto para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Átila Gomes; o advogado Waldir Xavier; a advogada e amiga da família, Maria Eroneide Alexandre Maia.