A Ordem de Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-Ceará) realizou a solenidade de outorga da Medalha Advogado Padrão 2021. O primeiro grupo formado por vinte e dois  agraciados recebeu a comenda de forma presencial, na manhã deste sábado (11), na Sede da Seccional Cearense. O evento foi transmitido ao vivo, através do youtube da OAB-CE. 

Para evitar aglomerações, a  Medalha Advogado Padrão 2021 foi entregue em dois momentos distintos. O segundo, foi às 18 horas, quando dezessete advogados e advogadas receberão a comenda.

Para fins de atendimento aos protocolos sanitários estabelecidos, cada um dos homenageados pode trazer até dois acompanhantes. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante a solenidade, e para fins de atendimento aos protocolos estabelecidos pelo decreto estadual n°34199/2021, solicitamos a comprovação de todas as pessoas que terão acesso ao evento com as duas doses da vacina ou exame de testagem negativa para covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR) com no mínimo 48h de antecedência do evento.

Em sua fala, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou a importância desse reconhecimento para a advocacia. “O fundamental é que o advogado(a) sempre se mantenha íntegro com o Estado Democrático de Direito  e com os seus valores ético-profissionais. Por isso, este é um prêmio tão distinto da OAB Ceará. Só podem ser agraciados aqueles que têm mais de 30 anos de exercício profissional e que nunca sofreram qualquer tipo de sanção disciplinar ao longo de todo esse percurso. Esse é um prêmio pela carreira íntegra, correta e que serve de farol para iluminar os caminhos dos que vem depois”, afirmou.

Muito emocionada, a advogada Maria Vital foi quem fez o discurso de agradecimento pela outorga da Medalha Advogado Padrão 2021, representando todos os homenageados desta manhã. “Advogado padrão é aquele que recebe o direito para entregá-lo ao seu legítimo titular e assim realizar a Justiça. Justiça é valor, é virtude, é o alvo que o advogado padrão deve mirar consciente e permanentemente. Para mim, advogado padrão é simplesmente advogado em sua essência”, destacou.

HOMENAGEADOS

A mais alta comenda da OAB Ceará, a outorga da Medalha Advogado Padrão 2021, foi realizada no sábado (12/9) em dois momentos. No turno da manhã, os advogados e advogadas agraciados foram: Alberto Fernandes de Farias Neto, Ana Lígia Peixe Laranjeira, Ângela Gurgel Holanda Rosário Dias, Betoven Rodrigues de Oliveira, Carlos Otávio de Arruda Bezerra, Cassandra Maria Arcoverde e Assunção, Carlos Henrique da Rocha, Daniel Quintas dos Santos Colares, Daniela de Saboya Perina, Francisco Ione Pereira Lima, Francisco Irapuan Pinho Camurça, Francisco Régis Aguiar Mota, Geuza Leitão Barros, Giselle Paula Macedo, Hélio Parente de Vasconcelos Filho, Inah Maria de Abreu, José Afrânio Plutarco Nogueira, José Afro Lourenço Fernandes, José Leite Jucá Filho, José Maria de Queiroz, Maria Vital da Rocha, Mário Jorge Menescal de Oliveira.

O Procurador do Estado do Ceará, Daniel Colares, demonstrou profunda gratidão ao receber a comenda. “É uma honra muito grande ter esse reconhecimento, porque a minha vida inteira foi dedicada à advocacia. No início como advogado de escritório e posteriormente da Procuradoria do Estado do Ceará. Espero seguir minha jornada com retidão sempre”, afirmou.

Daniel Colares Filho, também advogado, esteve prestigiando seu genitor na solenidade. Para ele, a medalha é um reconhecimento do que já via no pai desde criança. “Ele é dono de um compasso moral que serve de exemplo para os mais jovens e que eu pretendo seguir. Meu pai é uma grande referência para mim, um grande exemplo de seriedade, honestidade e ética”, concluiu.

Geuza Leitão Barros, advogada muito atuante, defensora dos animais e escritora, falou com orgulho do legado que construiu na advocacia e na luta pela proteção dos animais. “Eu me sinto muito honrada por ter meu trabalho reconhecido. Tive a oportunidade de iniciar, aqui no Ceará, um processo de conscientização da sociedade com relação aos direitos dos animais. São muitos anos de dedicação, trabalho e compromisso ético com o exercício da advocacia”, disse.

O advogado Afro Lourenço recebeu a comenda com muita humildade e reconheceu o dever de ser ético, comprometido, zeloso com o direito e de atuar sempre em busca da justiça. “Recebo com humildade e renovo meu compromisso para me manter assim, servindo de indicativo para a jovem advocacia. Temos a gratidão de ter uma entidade tão zelosa pelas nossas prerrogativas e pelo reconhecimento dos nossos méritos”, afirmou.

A advogada Ângela Gurgel Rosário Holanda Dias recebeu com muita gratidão e satisfação a honraria. “Me senti extremamente feliz e honrada em receber das mãos do presidente Erinaldo Dantas essa comenda tão valiosa para nós advogadas e advogados”, comemorou.

SOBRE A MEDALHA ADVOGADO PADRÃO

A comenda que foi instituída na década de 70, é outorgada aos advogados e às advogadas inscritos(as) na OAB há mais de 30 anos, que não tenham sofrido punição disciplinar, que gozem de inatacável conceito perante a comunidade, como advogado(a) e cidadão(ã). Representa um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.