Inspirada no exemplo profissional de personalidades que, por mais de três décadas, atuaram de forma exemplar no exercício de suas atividades jurídicas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) entregou, na noite do último sábado (11), a Medalha Advogado Padrão 2021 para 17 agraciados. A mais alta comenda concedida pela Ordem aconteceu na sede da Seccional em Fortaleza, e foi transmitida ao vivo pelo canal da OAB-CE no Youtube.

Em sua fala, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou o quanto a advocacia mudou nos últimos 30 anos. “Lembro que tive de convencer minha mãe, também advogada, a colocar um computador no escritório, para ter a vantagem da base de dados de modelos de petição ali sempre presente. Advogar já foi mais difícil, informações eram ainda mais restritas. Hoje temos um leque de oportunidades que a vida moderna nos proporciona”.

O presidente celebrou a construção coletiva da advocacia pelos agraciados. “Todos esses operadores do Direito, que passaram por tantas dificuldades, são exemplos, em uma época de tanta polarização, de uma carreira exercida com ética, honradez e muito trabalho”, acrescentou.

Honrado com o momento, o advogado e orador da noite, Martonio Mont’alverne, fez um discurso de agradecimento pela outorga da Medalha, representando todos os homenageados desta noite. “Creio que seja importante, nesse momento em que o Brasil vive, reconhecermos o papel das mulheres. Isso é democracia, a inclusão das mulheres significa a satisfação dos homens, portanto, a realização plena de uma sociedade”, destacou.

O orador, lembrou, também, o filósofo holandês Baruch Espinoza, e os conceitos de razão e de coletividade. “Nos dias atuais, de ataques à Constituição, devemos chamar os que se assumem abertamente à intolerância ao diálogo. Essa é a vida possível e tolerante, é a consciência da nossa razão”, reforçou.

Renata Oliveira, advogada e irmã da homenageada Maria José Rossi Jereissati, prestigiou o evento. “É uma honra para mim também ter a oportunidade de trabalhar com uma advogada padrão em um mundo tão antiético. Aprendo muito com ela, uma mulher tão forte, que representa tão bem os conceitos de ética, de lealdade e de respeito, sentimentos tão caros à sociedade” elogiou.

A homenageada Maria Das Dores Carneiro Cavalcanti, conhecida como professora Dória, recebeu as felicitações de todos os convidados, boa parte tendo sido seus alunos. Tivesse discursado, contou Dória, teria lembrado a expressão “banalidade do mal”, da filósofa Hannah Arendt. “Lamentavelmente estamos presenciando isso no Brasil, parece que o mal se tornou uma coisa comum. É preciso que lutemos pelo bem. Agradeço imensamente a todos que indicaram nossos nomes para hoje”, salientou.

Pela manhã do mesmo dia, 22 advogados e advogadas receberam a comenda. Para fins de atendimento aos protocolos sanitários estabelecidos, cada um dos homenageados pôde levar até dois acompanhantes. O uso de máscara foi obrigatório durante a solenidade, e para fins de atendimento aos protocolos estabelecidos pelo decreto estadual n°34199/2021, solicitou-se a comprovação de todas as pessoas que acessaram o evento a comprovação das duas doses da vacina ou um exame de testagem negativa para covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR) com no mínimo 48h de antecedência do evento.

A comenda que foi instituída na década de 70, é outorgada aos advogados e às advogadas inscritos(as) na OAB há mais de 30 anos, que não tenham sofrido punição disciplinar, que gozem de inatacável conceito perante a comunidade, como advogado(a) e cidadão(ã). Representa um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.

Os agraciados com a Medalha 2021 no turno da noite foram:

Elizabete Teixeira Nonato, Ivanize Rodrigues Da Cruz Bastos, Jose Helder Cordeiro, Jose Laerte Marques Damasceno, Maria Das Dores Carneiro Cavalcanti, Maria Jose Rossi Jereissati, Maria Lucia Fialho Colares, Marta Maria Juca Pordeus, Martonio Mont’alverne Barreto Lima, Minervino De Castro Neto, Osvaldo Alves Dantas, Paulo Roberto Uchoa Do Amaral, Paulo Viana Maciel, Rafael Pordeus Costa Lima Filho, Raimundo Amaro Martins, Roberio Fontenele De Carvalho, Rosa Julia Pla Coelho, Tarcisio Reboucas Porto Junior, Vicente Moreira Silva e Walmar Carvalho Costa.

Clique aqui e confira solenidade na íntegra.