Na tarde da última sexta-feira (10/09), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, realizou a solenidade de nomeação do Átrio Neuzemar Gomes de Morais, em homenagem ao advogado Neuzemar Gomes de Morais (OAB-CE: 2865), que foi conselheiro estadual da OAB Ceará e presidente de grandes Comissões da Ordem. O evento ocorreu de forma presencial, de forma reduzida por conta da pandemia da COVID-19.

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará, pontuou que o que motivou a criar esta homenagem, foi a brilhante trajetória de Neuzemar. “Quando nós perdemos o Neuzemar, pra mim foi um susto muito grande e a primeira coisa que pensei foi que nós tínhamos que fazer uma homenagem conivente com a importância que ele teve na instituição OAB Ceará e nas nossas vidas”, afirmou.

Cleto Gomes, advogado e conselheiro da OAB-CE, destacou a extraordinária estrada de Neuzemar. “Sinto-me muito feliz pelo fato da OAB estar denominando o ato de sua sede como sendo Átrio Neuzemar Gomes de Morais. Como advogado, me sinto contemplado, pois ele foi uma pessoa que tem uma trajetória profissional muito bonita. Uma pessoa que basicamente veio da lavoura, conseguiu na época, terminar o curso de Direito e exercer a sua profissão de forma exemplar”, afirmou o advogado.

Emocionada, Crislene Gomes de Morais, advogada e filha do homenageado destacou a brilhante carreira do pai. “É uma tarde muito iluminada e emocionante para toda nossa família, pois, receber tão grandiosa homenagem para um advogado que teve uma vida profissional tão brilhante, que era competente e que lutava tanto pela advocacia. Meu pai teve uma carreira reconhecida pela defesa total de seus clientes, com garra, profissionalismo, honestidade, ética. Só temos a agradecer tamanha homenagem.”, agradeceu.

Paulo Quezado, ex-presidente da OAB Ceará e amigo íntimo de Neuzemar Gomes de Morais, enfatizou sua inspiradora atuação na Comissão de Precatórios. “Neuzemar fez um dos melhores trabalhos na Comissão dos Precatórios, o qual foi um orgulho para OAB e para todos os advogados e advogadas. Neuzemar sabia cultivar as amizades e era um verdadeiro guarda-chuva para a família. Hoje, a OAB Ceará faz na verdade, um ato de justiça, trazendo este nome para quem ingressa e irá conhecer um advogado por vocação e por vida”, afirmou.

Também participaram da solenidade: Pedro Bruno Amorim, secretário-geral da OAB-CE; Francivaldo (Vavá) Lemos, presidente da OAB Juazeiro do Norte; Timóteo Fernando, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE; Osmar Celestino, presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB-CE; Josué Lima, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE; Sheila Melo, conselheira seccional; Katianne Wirna, conselheira seccional. Também estiveram presentes os advogados membros do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro, coordenador do CADAA; Robson Sabino, advogado; Valery Lucas, advogado, e Bruno Albuquerque, estagiário.

HOMENAGEADO

Neuzemar Gomes de Morais nasceu em 27 de julho de 1944 no município de Sena Madureira, então Território Federal do Acre, e, com um ano de idade chegou a cidade de Iracema, onde permaneceu até 1970, quando foi residir em Brasília com o objetivo de dar continuidade nos seus estudos. Advogado militante desde 1975, Neuzemar atuou nas áreas Cível em geral e Criminal, com intensa participação no Tribunal de Júri. Participou de inúmeros cursos, seminários e simpósios jurídicos no Brasil e também no Exterior.

No sistema OAB, Neuzemar foi conselheiro estadual da OAB-CE durante os triênios 1999-2000 e 2001-2003. Também presidiu a Comissão de Defesa dos Credores Públicos – Precatórios e a Comissão de Orçamento e Contas e Ética na Política – Combate à Corrupção Eleitoral. O advogado teve também, alguns trabalhos divulgados e outro publicado, na Revista N° 3 da OAB Ceará.