A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, através da Comissão de Apoio a Advocacia em Início de Carreira (CAAIC), da OAB Vale do Jaguaribe e da ESA-CE, promoveu a palestra “A jovem advocacia e as novas regras da Publicidade e Propaganda no Sistema OAB”, na manhã da quinta-feira (30), no auditório da Subsecção. Com a participação da advocacia da região, o debate presencial foi liderado pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e pelo presidente da OAB Vale do Jaguaribe, Richardson Reis.

Para Erinaldo Dantas, o momento foi relevante para aprofundar um dos assuntos mais atuais e pertinentes à advocacia brasileira. “A temática passou por uma atualização por parte do Sistema OAB e, principalmente, a classe em início de carreira requer esse momento de reflexão e aprofundamento tão crucial para a máxima efetividade das nossas atividades advocatícias. Todos nós seguiremos atentos às novas regras, oferecendo o suporte necessário à jovem advocacia”, apontou.

Na oportunidade, Richardson Reis destacou a importância do evento para o desenvolvimento e capacitação da jovem advocacia da região. “O objetivo do evento foi dialogar sobre a atuação do conselho consultivo da OAB Jovem e as ações voltadas para o advogado em início de carreira, além das regras aprovadas sobre a Publicidade e Propaganda no Sistema OAB”, evidenciou.

Durante a sua participação, a conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, enfatizou a notoriedade da participação da advocacia em início de carreira neste momento de atualização das regras. “Temos a missão de oferecer o suporte necessário para que não sejam desrespeitados os limites da publicidade e propaganda no exercício diário da profissão. A advocacia é submetida a reiteradas transformações, decorrentes das novas tecnologias e mudanças que a própria sociedade experimenta. O protagonismo dos jovens advogados e advogadas tem sido constantemente valorizado dentro desse processo de atualização no sistema OAB”, frisou.

O presidente da CAAIC da OAB-CE, Timóteo Fernando, enfatizou a importância da criação de um conselho consultivo formado por jovens advogados e advogadas do Vale do Jaguaribe, que teria a atribuição de desenvolver projetos e propostas para o desenvolvimento de uma política institucional para a advocacia iniciante. “Quanto às novas regras, destacou-se a importância dos jovens advogados e advogadas terem o cuidado com a imagem profissional e pessoal. Foi falado sobre práticas que até pouco tempo eram usuais para a advocacia e o novo provimento do conselho federal da OAB passou a vedar, como no caso de distribuição indiscriminada de cartões de visitas”, explicou.

Em sua participação na palestra, o vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo (CDADM) da OAB-CE, Igor Rodrigues, chamou atenção para a necessidade de reflexão sobre o novo provimento da OAB que regula a publicidade, especialmente no que tange à intitulada “ostentação” em propagandas e redes sociais, uma expressão que dá margem a variadas interpretações, sendo necessário o esclarecimento. “Os desafios são muitos para a jovem advocacia, mas o maior deles já foi superado, que é se tornar advogado, com muito estudo e esforço. O link do tema da palestra, na minha visão, seria a melhor e adequada forma de projeção da imagem de um jovem advogado, que necessita dessa troca de experiências. A OAB no Ceará e no Vale do Jaguaribe é conduzida de forma democrática e participativa. Todo diálogo é importante, ele tem ocorrido e deve continuar na nossa instituição”, salientou.

Compuseram a mesa do evento: o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o presidente da OAB Subsecção Vale do Jaguaribe, Richardson Reis; a conselheira estadual e presidente da CMA da OAB-CE, Christiane Leitão; o presidente da CAAIC da OAB-CE, Timóteo Fernando; o vice-presidente da CDADM da OAB-CE, Igor Rodrigues; a secretária-geral da OAB Subsecção Vale do Jaguaribe, Alexia Viviam; a presidente da CAAIC Vale do Jaguaribe, Aurivânia Nobre; e o vice-presidente da CAAIC Vale do Jaguaribe, Paulo Vitor.