A advocacia de todo o Ceará está em momento decisivo para a próxima gestão do triênio 2022-2024, nesta quarta-feira (17), seguindo até às 16h. No interior do Estado, as eleições acontecem em suas respectivas sedes, exceto na recém-criada Subseção do Litoral Oeste, que está sendo na sede da Subseção da Região Metropolitana de Fortaleza.

As Subsecções Canindé, Iguatu, Inhamuns, Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Vale do Salgado contam com chapa única no pleito.

Atual presidente da Subsecção de Inhamuns, Ronisa Alves explica que a votação está acontecendo de forma tranquila, com a participação no pleito até o meio-dia de quase 50% dos advogados e advogadas aptos para votação. “O momento é importante para a advocacia no geral porque essa é uma oportunidade que a gente tem de avaliar os candidatos que irão nos representar e também para nós, que somos representantes, e vamos estar à frente na luta pela classe, na defesa das prerrogativas por mais esse triênio”, defendeu.

Candidata à reeleição na OAB Maciço de Baturité, Janaína Nunes reforça que o pleito tem sido realizado de forma organizada. “Somos aqui chapa única, um resultado do trabalho que foi feito. Qualquer processo eleitoral tem essa importância de fortalecimento da democracia. Nós da classe de advogados e advogadas estamos dando muito bem o exemplo trazendo os colegas para exercerem seus direitos de escolherem seus dirigentes”, evidenciou.

Atual presidente da Subsecção Vale do Jaguaribe, Richardson Reis pondera que, “o pleito no Vale do Jaguaribe transcorre normalmente com grande participação dos advogados e advogadas jaguaribanos. O processo eleitoral da OAB tem uma importância singular, pela natureza da advocacia e as premissas democráticas em defesa da sociedade”, apontou.

Candidato à reeleição na OAB Vale do Salgado, Kleber Colares destaca que a votação na OAB Vale do Salgado segue com tranquilidade. “O pleito eleitoral está tranquilo, sem nenhuma ocorrência. O momento para a advocacia é dar exemplo de democracia. Uma eleição participativa”, evidenciou.

O pleito segue os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo decreto estadual e pelo protocolo de eventos corporativos da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Só tem acesso aos locais de votação os advogados e as advogadas que estiverem portando o comprovante de vacinação. Além disso, todos devem manter o distanciamento social, fazer uso de álcool em gel para higienização das mãos e usar máscara cirúrgica (PFF2, KN-95 ou N-95).

Chapas

Em Canindé, o pleito para a Subsecção conta com a chapa única “#SOU MAIS CANINDÉ”, do candidato à presidência Neudson Nascimento Moreira – OAB/CE 27.885.

Já na OAB Cariri Oriental, duas chapas concorrem ao pleito: “OAB PARA TODOS”, do candidato Sebastião Furtado Alves – OAB/CE 9.909-B; e UNIDOS PARA AVANÇAR, do candidato Francisco Vicelmo Feitosa Sales – OAB/CE 26.475.

As chapas “OAB CRATO LIVRE E INDEPENDENTE”, do candidato Aderson Feitosa Ferro Terceiro – OAB/CE 17.754; e “SOMOS MAIS OAB CRATO”, do candidato Reno Feitosa Gondim – OAB/CE 11.523, concorrem ao pleito para o comando da Subsecção do Crato. Na Subsecção, os inscritos na Ordem cearense encontram as seções eleitorais 57 (inscrição entre 1 até 34786), seção 58 (inscrição entre 34787 até 46076).

Em Iguatu, uma única chapa concorre ao pleito: “AVANÇA OAB”, do candidato Danilson de Carvalho Passo – OAB/CE 20.322.

O pleito também conta com chapa única na Subsecção de Inhamuns, a “SOMOS MAIS OAB”, da candidata Ronisa Alves Freitas – OAB/CE 23.788.

Já na OAB Itapipoca, duas chapas disputam o pleito: “INTEGRAR PARA CRESCER”, do candidato Herton Parente de Sousa – OAB/CE 18.785; e “POR UMA OAB INDEPENDENTE”, do candidato Niefson Bruno Oliveira Santos – OAB/CE 27.438.

As chapas “GENTE JOVEM REUNIDA”, do candidato José Edísio Xavier Bezerra Filho – OAB/CE 35.333; e “OAB DE TODOS – O AVANÇO NÃO PODE PARAR”, do candidato Francivaldo de Lemos Pereira- OAB/CE 12.463, concorrem ao pleito para o comando da Subsecção do Juazeiro do Norte. A Subsecção conta as seções eleitorais 62 (inscrição entre 1 até 30081), seção 63 (inscrição entre 30082 até 40238) e a seção 64 (inscrição entre 40239 até 46151).

Já na Subsecção Litoral Leste, a chapa “ACELERA, OAB!” concorre ao pleito com o candidato Luís Gonzaga Batista Júnior – OAB/CE 6.500.

A recém-criada Subseção do Litoral Oeste também conta com chapa única: “A ORDEM É INOVAR”, do candidato Francisco Nivaldo de Moraes Pessoa- OAB/CE 23.471.

No Maciço de Baturité, o pleito para a Subsecção conta com a chapa única “O COMPROMISSO É COM A ORDEM”, da candidata Janaína Roberto Nunes – OAB/CE 11.606.

O pleito também conta com chapa única na Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza, a “CORAGEM E VALORIZAÇÃO”, do candidato Djacir Ribeiro Parahyba Neto – OAB/CE 18.567.

Já na OAB Serra da Ibiapaba, duas chapas concorrem ao pleito: “AVANÇA OAB”, da candidata Francisca Irabela Fernandes Graça – OAB/CE 24.406; e “OAB PARA TODOS”, candidato José Helter Cardoso de Vasconcelos Junior- OAB/CE 17.668.

No Sertão Central, a chapa “UNIDOS PELA ORDEM”, do candidato Davi Costa Pordeus – OAB/CE 22.270, é a única que concorre ao pleito da Subsecção.

As chapas “MAIS PELA ADVOCACIA”, do candidato Davi Vasconcelos Taumaturgo Dias – OAB/CE 34.819; e “POR UMA OAB SEM FRONTEIRAS”, do candidato José Francisco Sales Júnior – OAB/CE 23.976 concorrem ao pleito para o comando da Subsecção Sertões de Crateús.

Em Sobral, duas chapas disputam o pleito para o comando da Subsecção: “AVANÇA + OAB”, do candidato Francisco Ranulfo Magalhães Rodrigues Junior – OAB/CE 21594; e a chapa “INOVA OAB”, do candidato Ezio Guimarães de Azevedo – OAB/CE 17.427. Na região, as advogadas e advogados encontram as seções eleitorais 72 (inscrição entre 1 até 29031), seção 73 (inscrição entre 29032 até 39043) e a seção 74 (inscrição entre 39044 até 46198).

Na OAB Vale do Jaguaribe, o pleito para a Subsecção conta com a chapa única “A OAB TRABALHA, O VALE AVANÇA”, do candidato Richardson Reis de Freitas – OAB/CE 21.554.

O pleito conta também com chapa única na Subsecção Vale do Salgado, a “PRA CONTINUAR AVANÇANDO”, do candidato José Kleber Felinto Colares – OAB/CE 11.467-B.

Fortaleza

Para a disputa na Seccional Cearense, três chapas estão registradas: candidato Daniel Aragão – Chapa número 90 “OAB Por Você”; candidato Erinaldo Dantas – Chapa número 20 “Somos Mais OAB”; e candidato Sávio Aguiar – Chapa número 10 “OAB Livre e Independente”.

Apuração dos votos

A expectativa é que a apuração dos votos termine por volta das 16h30min desta quarta-feira (17). O resultado do pleito será divulgado em tempo real através do site da OAB Ceará (www.oabce.org.br).