Marcando o Dia da Mulher Advogada, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou o trabalho e a contribuição para a advocacia e para a sociedade de mulheres advogadas durante uma sessão solene no dia 15 de dezembro, no Plenário 13 de Maio.

A solenidade atendeu requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB), que teve subscrição dos deputados Audic Mota (PSB), Érika Amorim (PSD) e Marcos Sobreira (PDT). No total, foram homenageadas 91 profissionais atuantes nas mais diversas áreas, que, em suas trajetórias, contribuíram com a conquista e efetivação de direitos e o desenvolvimento da sociedade.

Ana Vládia Martins Feitosa, presidente em exercício da OAB-CE, comentou que a Ordem tem um quadro equilibrado com 586 mil mulheres e 596 mil homens associados em todo o país, e esse cenário destaca a necessidade de avanços, representatividade e promoção da igualdade de gênero da ordem e na sociedade. “A partir de luta e resiliência das mulheres, muitos avanços foram conquistados, mas não podemos esquecer que o caminho por mais valorização feminina ainda continua. Somos grandes em número, mas as problemáticas sociais, culturais e políticas, por exemplo, ainda é constante em nosso dia a dia. Saibam que a OAB continuará vigilante e combatente à qualquer ameaça à conquista da igualdade. Esta homenagem é de grande valia para a nossa classe, para nós mulheres, e agradeço a todas e todos presentes aqui”, disse.

Christiane do Vale Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), comentou a importância e força das mulheres nas últimas eleições da ordem, apontando ainda as diversas ações e parcerias da OAB e suas comissões para avançar nas questões essenciais para as mulheres e para as advogadas.

O 2º secretário da AL, deputado Audic Mota (PSB), elogiou a iniciativa e desejou que, a cada ano, a data possa ser motivo de felicidade e novas conquistas para as mulheres advogadas, com mais avanços e menos preconceitos.

A deputada Augusta Brito (PCdoB), titular da Procuradoria Especial da Mulher da AL, parabenizou as profissionais, o trabalho realizado e o que representam para outras mulheres e para a sociedade, destacando a luta diária das advogadas para conquistar espaços e serem reconhecidas.

A parlamentar comentou ainda a data de 15 de dezembro, instituída pela OAB, e indicou que apresentará um projeto de lei para transformar a data como um momento de reconhecimento às mulheres advogadas no Ceará.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) parabenizou as advogadas homenageadas e as contribuições que dão à sociedade. O parlamentar comentou ainda, durante a solenidade, projetos de sua autoria com foco nos direitos e melhorias para o exercício da advocacia.

Compuseram a mesa da solenidade Roberto Victor Pereira, presidente Academia Cearense de Direito; Lara Gurgel Duarte, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), e Kath Anne Meira, presidente da UVC Mulher. Dentre as 91 homenageadas, é possível destacar a presidente interina da OAB-CE, Vládia Feitosa, a presidente da OAB Maciço de Baturité, Janaína Nunes, as conselheiras seccionais Christiane Leitão, Jane Calixto, Sheila Melo, Katianne Wirna, Roberta Félix e Francilene Gomes.

Em razão da pandemia causada pela Covid-19 e em cumprimento à Portaria nº 092/2021, ficou estabelecida a apresentação obrigatória do comprovante de vacinação nas dependências da AL.

*Com informações: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Clique aqui e acesse galeria de fotos da solenidade.