Na terça-feira (07/12), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará esteve presente na reunião anual promovida pelo Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), órgão vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A finalidade da reunião foi para discutir a atuação do Conselho no ano de 2022 e realizar um balanço do que aconteceu na V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Além disso, na reunião também foram pautados pelas entidades de mulheres que estavam presentes, projetos e ações que trazem à tona o combate à violência e à participação de mulheres na política atual.

Vládia Feitosa, presidente em exercício da OAB Ceará, destacou a relevância de se ter na sociedade, uma representação feminina de peso. “É de extrema importância manter ativa a valorização e inclusão das mulheres na sociedade, mas infelizmente ainda existe muita resistência à aceitação da pauta. A seccional cearense está sempre disposta a promover o debate e proporcionar ações e atividades que ampliem esse espaço e reafirmem o protagonismo das mulheres”, afirmou.

Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada, pontuou os efeitos da V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. “Em conjunto com a SPS, tivemos o prazer de realizar a V Conferência, que nos rendeu resultados extremamente positivos de alcance de público, de conscientização, e principalmente, de mudanças. Estivemos reunidas para contemplar o projeto tão bem elaborado e que atuou como um agente de mudança”, pontuou.

Raquel Andrade, conselheira estadual, ressaltou que no encontro foi pautada ações que estreitassem os laços. “Na reunião, propomos uma parceria para que estreitássemos ainda mais a relação entre os órgãos estaduais e que aproximassem mais a OAB para com a procuradoria da mulher e com as organizações de mulheres no interior do estado”, comentou.

Pela OAB Ceará, participaram da reunião anual, a presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa; Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE; Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE e conselheira estadual; Eliene Bezerra, conselheira estadual e Clara Silveira, diretora adjunta da Comissão da Advogada da OAB-CE.