Transmissão ocorre nesta sexta-feira (17), às 17h, no canal da seccional cearense no Youtube

A Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, por meio da sua Comissão de Saúde, vai promover, nesta sexta-feira (17), uma audiência pública virtual para prestar os devidos esclarecimentos sobre a importância do “Dezembro Laranja” para a sociedade. O evento online conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Ceará (SBD-CE) e a transmissão terá início às 17h, no canal da OAB-CE no Youtube.

“Adicione mais fator de proteção ao seu verão”: esta é mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2021, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de pele e enfatizar a prática das medidas de fotoproteção desde a infância.

A audiência pública contará com a participação do presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, médico e advogado Ricardo Madeiro; além da médica dermatologista e Conselheira da SBD-CE, Lia Loureiro; e da médica dermatologista e Membro da SBD-CE, Hercilia Maria Carvalho Queiroz.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, é preciso estimular órgãos da administração pública, empresas e entidades de classe a se engajar no Dezembro Laranja, com ações educativas e preventivas. “Precisamos debater políticas públicas que promovam ações preventivas e ajudem no diagnóstico precoce da doença”, reforça.

Números

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país. O Inca aponta que, em 2020, foram registrados 8,5 mil novos casos.

Entre os principais sintomas que devem ser observados estão manchas, pintas ou lesões na pele que sangram com facilidade ou não cicatrizam, com textura, mudança de coloração e bordas irregulares, crescimento significativo.

Os sintomas podem variar para cada paciente, por isso a importância de conhecer bem a própria pele e procurar orientação médica ao primeiro sinal de alteração.

Serviço:
Audiência Pública virtual sobre o Dezembro Laranja: combate nacional e prevenção ao câncer de pele
17 de dezembro (sexta-feira)
Às 17h
Transmissão ao vivo pelo canal da OAB-CE no Youtube