Líder do movimento LGBTQIA+ no Brasil, Janaína Dutra, ativista natural de Canindé-CE, foi a grande homenageada na página inicial do Google (Doogle), na última terça-feira (30/11), data que mesma faria 61 anos de idade. A jurista cearense foi a primeira travesti a portar a carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Doodle de Janaína Dutra foi apresentado em todo o Brasil na última terça-feira na página inicial do Google em computadores e smartphones. Ao clicar na imagem de Janaína, o usuário é redirecionado para resultados de pesquisas sobre a vida profissional e pessoal da advogada, que sempre colocou sua formação profissional a total serviço da comunidade LGBTQIA+.

QUEM FOI JANAÍNA DUTRA

Registrada ao nascer sob o nome de Jaime César Dutra Sampaio, Janaína Dutra nasceu em Canindé-CE, fazendo parte de uma família de dez irmãos. Aos 17 anos, Janaína se mudou para Fortaleza, onde passou a morar com sua irmã e também trabalhar na Caixa Econômica Federal. Em 1986, tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e tornou-se a primeira travesti a portar carteira profissional da OAB.

Dentro de seu grande histórico no ativismo brasileiro, durante os anos 80, auge da epidemia de HIV, Janaína Dutra desenvolveu a primeira campanha de prevenção do HIV no Brasil com foco na comunidade transgênero, em colaboração direta com o Ministério da Saúde. Além disso, no Ceará, Janaína foi a primeira presidente da Associação de Travestis do Ceará (ATRAC), que fundou em conjunto com Thina Rodrigues, também travesti.

Em 08 de fevereiro de 2004, aos 43 anos de idade, Janaína Dutra morreu em decorrência de um câncer de pulmão. A fim de manter seu legado vivo, em 2010, foi lançado o filme “Janaína Dutra – uma Dama de Ferro”, que relata a história de vida da ativista. No ano conseguinte, foi fundado em Fortaleza o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, instituição municipal que tem por objetivo proteger a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Com informações, Jornal Diário do Nordeste e BBC News.