Na quarta-feira (08/12), data em que é comemorado o Dia da Justiça no Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, realizou, a solenidade de entrega de carteiras para novas advogadas e advogados no ano de 2021. De forma presencial a presidente interina da Seccional cearense, Vládia Feitosa, recebeu no auditório da sede, 31 novos(as) advogados (as) para a entrega das “vermelhinhas” e o juramento do exercício ético da profissão.

Na abertura da cerimônia, a presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa, parabenizou a todos os novos advogados(as) e destacou a importância da atuação ativa das mulheres nos quadros da Ordem e na advocacia. “Hoje estou como a primeira presidente da OAB Ceará, de forma oficial, após 89 anos de fundação da entidade. É muito importante essa representatividade através das cotas na OAB, mas também, da efetiva participação de todas em busca de melhorias e mais valorização. O trabalho sempre vence e vocês estão começando a partir de hoje a caminhada na advocacia e em prol da Justiça. Sabemos que são muitos os desafios enfrentados, muitos planejamentos, sonhos e estudos. Portanto, aproveitem os benefícios, serviços e estruturações oferecidas pela OAB. A Ordem também é a casa de vocês que estão entrando agora, então, sintam-se abraçados e recepcionados”, pontuou.

Fazendo uso da palavra, o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado, relembrou a trajetória dos 89 anos da criação da Seccional cearense. ”O meu amor pela OAB ainda é tudo. Desde quando eu comecei nos quadros da Ordem até hoje, sempre tive na entidade um apoio e reconhecimento enorme. Nesta gestão, venho aqui e sempre tenho acento para falar com os presentes e isso é muito bom. Merecemos o reconhecimento da profissão, conforme o artigo 133 da Constituição brasileira, que estabelece o advogado como indispensável à administração da Justiça. Portanto, sejam todos muito bem-vindos aos quadros da OAB Ceará”, afirmou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, relatou o protagonismo da Ordem cearense na defesa dos direitos das mulheres e na luta pela equidade na advocacia antes mesmo da Resolução nº 05/2020, que altera o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, que estabeleceu paridade de gênero (50%) a partir das eleições de 2021. “No Ceará, já estávamos trabalhando com essa visão de paridade de gênero e, proporcionando com isso a valorização de todos ao longo do triênio 2019/2021. A paridade de gênero já é uma realidade para nós, nossas Comissões já tinham mais da metade de mulheres advogadas e muito me orgulha saber que ainda vamos avançar mais. Participem das comissões temáticas e usufruam de tudo o que a OAB-CE proporciona.”, pontuou.

Marcio Vitor Albuquerque, diretor adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, destacou o empenho da Seccional cearense na assistência aos advogados(as). “Nós temos serviços que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. No momento em que o advogado estiver exercendo seu mister e se de alguma forma for vilipendiada as suas prerrogativas a Ordem vai acompanhar esse advogado. Prerrogativa não se trata de privilégio, as prerrogativas são exatamente direitos que nós temos”.

O conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, comentou sobre o sentimento de gratidão e orgulho pela conquista de passar no exame da Ordem e ingressa no mercado de trabalho. “Sei da importância desse momento para os familiares e para vocês, que estão hoje aqui prestando o compromisso com a Ordem. Recentemente tive a alegria e a honra de ter meu filho recebendo também a sua carteira, então espero que aproveitem muito todo o suporte ofertado pela OAB Ceará e nunca deixem de estudar e lutar por mais conquistas”, finalizou.

Também compuseram a mesa da solenidade o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE e Diretor Adjunto para as Subsseccionais da ESA-CE, Raphael Castelo Branco; a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira; a membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Brena Késsia do Bonfim; e a advogada e secretária do município, Darlene Braga.