Na data em que foi celebrado o Dia da Mulher Advogada, 15 de dezembro, a presidente interina da OAB-CE, Vládia Feitosa, realizou a entrega de carteiras para 11 novas advogadas no ano de 2021. A solenidade aconteceu de forma presencial, no auditório da sede da Seccional cearense, contando também com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, e as presidentes da OAB nas Subseções de Inhamuns e Maciço do Baturité, Ronisa Freitas e Janaína Nunes. O evento teve transmissão simultânea através do canal do YouTube da OAB-CE, clique aqui e confira.

Na abertura da cerimônia, a presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa, desejou boas-vindas e parabenizou a conquista às novas advogadas. “O ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera certificação ou autorização profissional, é a possibilidade de se integrar à uma história antiga de luta em prol dos valores da justiça, da democracia e de trabalho em conjunto pela melhoria das condições de exercício da nossa advocacia, a advocacia feminina”, afirmou.

Durante sua fala, Feitosa também destacou as conquistas femininas na advocacia, como a paridade de gênero nos quadros da OAB, e ressaltou a importância da defesa das prerrogativas. “Em tempos de retrocesso nas políticas públicas nacionais voltadas para a mulher, é fundamental que se assimile que a igualdade de gênero é a base para todas as demais igualdades, sendo inclusive, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), traçados pela ONU na agenda de 2030. A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade vigilante e combatente a quaisquer ameaças ou violações que se avizinhe à igualdade de gênero e se coloca no papel de agente transformadora pela valorização da advocacia feminina, pela inclusão de mais mulheres na instituição ocupando cargos de liderança e no papel de defensora das prerrogativas das advogadas tão violadas”, complementou.

Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada e conselheira estadual da OAB-CE, expressou a satisfação de receber as novas advogadas no dia em que é celebrado a atuação feminina na advocacia. “Esse dia para nós é extremamente simbólico, porque nós escolhemos advogadas, jovens advogadas, para que juntas celebremos o nosso dia. Então é uma celebração dupla, pelo ingresso de vocês e pelo dia que a gente celebra! É um dia de muitas conquistas, que vem ao longo de uma luta constante, portanto, valorizem a nossa advocacia feminina, valorizem o sentimento de que você é uma advogada, porque isso é muito importante”, ressaltou.

Após a solenidade de entrega de carteiras, a presidente em exercício Vládia Feitosa realizou a outorga da Medalha Wanda Rita Othon Sidou, à advogada Maria Eliane Carneiro Leão, e também a entrega de certificados de homenagem às presidentes de Comissões Temat´cias da OAB-CE na gestão 2019/2021