Alunos do primeiro semestre do curso de Direito da Unifor conheceram de perto as dependências da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). A visita guiada aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 23, inaugurando o projeto OAB Experience, idealizado pela ESA-CE em parceria com a Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE para apresentar a Ordem Alencarina aos futuros advogados e advogadas.

Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura física, os benefícios e serviços ofertados à advocacia na sede da Ordem, a história e a estrutura organizacional da Seccional e Subsecções, além das dependências da Escola e informações sobre o braço educacional da instituição.

Os alunos de Direito foram ciceroneados por uma comitiva da OAB-CE, formada por Rafael Ponte, Secretário-Geral Adjunto; Márcio Vitor, Diretor Adjunto de Prerrogativas; Vanessa Batista Oliveira, presidente da Comissão de Educação Jurídica; Ana Carolina Franco, presidente da Comissão de Direito Bancário; Júlia Barreto, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira; Érica Martins, Diretora Acadêmica da ESA-CE; Meira Barbosa, advogado do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia; e Elton Vieira, coordenador da secretaria do conselho da OAB-CE.

“Através da Comissão de Educação Jurídica, a OAB-CE estreita o relacionamento com as faculdades e esse projeto OAB Experience propiciará aos estudantes de Direito uma experiência única para que conheçam melhor a Casa da Advocacia, que está de portas abertas também para eles”, comentou a presidente da Comissão, Vanessa Oliveira.

“Gostaríamos que os acadêmicos de Direito, já desde a graduação, conhecessem a OAB-CE, não só quanto a estrutura física, mas também sua história, os benefícios e serviços ofertados à advocacia, em especial quanto ao fomento de capacitação através da Escola Superior da Advocacia”, ressaltou Érica Martins, Diretora Acadêmica da ESA-CE.

Para o Secretário-Geral Adjunto da OAB-CE, o projeto soma à proposta da atual gestão de inclusão e aproximação com a sociedade e a advocacia. “É muito importante que os alunos saibam que a Ordem trabalha arduamente para apoiá-los, orientá-los e protegê-los durante o exercício da profissão”, salientou Rafael Ponte.

O primeiro encontro do OAB Experience contou com a parceria de Márcio Vitor de Albuquerque, que para além do cargo de Diretor Adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, também atua como professor na Unifor e coordenou a comitiva de alunos para a visita guiada à OAB-CE e ESA-CE. “A maioria dos alunos nunca esteve na sede da Ordem. É importante que eles reconheçam a OAB muito mais que um prédio onde, eventualmente, serão convidados para buscar suas carteiras, mas também como uma instituição de defesa da advocacia”, disse. O projeto OAB Experience prevê a realização de visitas guiadas quinzenais, mediante solicitação e agendamento com o setor administrativo da ESA-CE, através do e-mail [email protected] ou whatsapp (85) 98178-4141.