Dando continuidade às celebrações do Mês das Mulheres, a OAB Ceará, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), promoveu, na quinta-feira (17/03), no auditório da seccional cearense, o evento “Mês da Mulher OAB”. O evento contou com palestra “Mulheres que Inspiram”, também a solenidade de entrega de carteira, com a posse de novas membras em Comissões Temáticas e, ainda, com a disponibilização de serviços da CAACE de massoterapia, vacinação contra a gripe, teste de glicemia, orientações nutricionais e aferição de pressão arterial. O encontro foi transmitido virtualmente pelo canal da OAB Ceará no Youtube, clique aqui e confira.

Compuseram a mesa: Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará; David Sombra, secretário-geral da OAB Ceará; Rafael Ponte, secretário-geral adjunto da OAB Ceará; Vládia Feitosa, conselheira federal da seccional cearense; Rosa Mendonça, juíza titular do 1° Juizado da Mulher de Fortaleza e palestrante do evento; Raphael Castelo Branco, coordenador geral adjunto de Comissões da OAB Ceará; Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e ainda, Janaína Nunes, presidente da OAB Subsecção Maciço de Baturité.

O evento iniciou com a saudação da vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, que cumprimentou a todos os presentes, agradecendo pela presença de todos que estavam no auditório, e repassou a palavra para a palestrante da tarde, Rosa Mendonça, juíza titular do 1° Juizado da Mulher de Fortaleza.

Rosa Mendonça explanou a respeito do dia a dia no 1° Juizado e também sobre as dificuldades e lutas dos direitos das mulheres. “É um momento muito importante, em uma data tão emblemática, que é o Dia Internacional da Mulher, que na verdade não é o dia, e sim o mês inteiro. Todos os dias, a quantidade de processos que chegam no juizado, são violências terríveis e que muitas vezes, aquela violência que é denunciada, nem é a mais grave. Há meses em que o número de processos que entram nas 17 Varas Criminais não dá o número de processos que entram em um juizado. Todos os dias são em torno de 30 a 40 medidas protetivas”, ressaltou.

Na sequência, valorizando ainda mais o papel feminino, agora nos quadros da Ordem, o evento também concedeu para colaboradoras de todos os setores da seccional cearense, um certificado de homenagem, agradecendo nominalmente a cada uma, pelas contribuições junto à OAB e à advocacia. As colaboradoras receberam um certificado físico, assinado pela diretoria da OAB Ceará.

Logo em seguida, Kleber Felinto, presidente da OAB Subsecção Vale do Salgado, salientou a importância da interiorização da OAB Ceará e comentou a respeito do pedido da Subsecção para que no novo Fórum na cidade de Icó, disponibilize de um berçário dentro da unidade para atendimento as mulheres.

Dando continuidade aos trabalhos, Christiane Leitão empossou, conjuntamente, as advogadas membras da Comissão de Promoção da Igualdade Racial (COPIR) e da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará (CMA) da OAB Ceará. A posse ocorreu também no formato virtual, com transmissão via Zoom para conceder posse também para a advocacia no interior do estado.

Presidente da COPIR e vice-presidente da CMA, Raquel Andrade, esclareceu sobre a divisão dos trabalhos na COPIR. “Essencialmente atuamos em defesa das iniciativas da promoção da igualdade racial através de políticas públicas junto à sociedade, mas   temos também uma linha de frente e um eixo, que é a atuação voltada para a advocacia negra, ou seja, pessoas pretas ou pardas, portanto negras. Nossa divisão é através de núcleos, onde temos o Núcleo de Enfrentamento ao Racismo, a Intolerância religiosa e a efetivação de ações afirmativas; Núcleo Acadêmico e de Educação Antiracista; Núcleo Étinico-racial e o Núcleo de Articulação Institucional e Inserção profissional”, explicou.

O encerramento do evento se deu com a solenidade de entrega de carteira para 30 novas advogadas.

Com uma fala voltada para estas jovens advogadas, Vládia Feitosa, conselheira federal da OAB Ceará, destacou a importância de as mulheres caminharem em união e harmonia. “É importante vocês saberem que o caminho para nós é diferente. Os desafios da advocacia como um todo existem, mas os desafios para nós mulheres, são ainda mais particulares e peculiares. Entretanto, eu acredito que se a gente se unir e se estivermos atentas para as dificuldades das nossas, com o intuito de tornar a estrada mais fácil, a gente torna esse longo caminho mais adequado para todas”, finalizou.

Na sequência, representando a CAACE, Deysi Souza, secretária-geral adjunta da Caixa, explicou sobre os serviços da instituição e convidou as advogadas que receberam suas carteiras, para conhecer os seus benefícios e os convênios que a CAACE disponibiliza, instigando as recém-ingressas na Ordem, a acompanhar a instituição nas mídias sociais afim de que fiquem a par das aquisições e parcerias que serão feitas ao longo deste ano e também desta gestão.

Em seguida, Janaína Nunes, promoveu a leitura do termo de posse e em seguida comentou sobre o espaço da mulher na sociedade. “Neste mês de março, frente o combate a violência contra a mulher e os cuidados femininos, resolvi mudar um pouco de fala, para que encorajemos também os homens a comprar esta briga conosco. Já passou da hora de todos entenderem que essa não é uma causa e uma luta apenas feminina pois a nossa luta não é para tomar o lugar de alguém e sim para nos colocarmos no lugar que já é nosso, que já é de vocês. No mais, sejam muito bem-vindas, as Comissões Temáticas são a grande porta à casa de vocês, se apropriem da OAB e também CAACE pois estes espaços são de todas vocês”, disse a presidente da OAB Subsecção Maciço de Baturité.