No último sábado (02/04), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, promoveu, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, uma grande caminhada em celebração a este importante dia. A caminhada, que contou com a participação de diversas pessoas envolvidas na causa, teve como objetivo estimular o combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O ponto de partida da caminhada foi na Avenida Beira-Mar, em frente ao antigo Boteco, às 08h da manhã e seguiu até as instalações do Programa Praia Acessível, na Praia de Iracema. Durante a caminhada, houve presença de mascotes de clubes de futebol, distribuição de panfletos informativos e apresentações da banda do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM-CE). Após a conclusão de todo o percurso, foi realizada uma roda de conversa para debater os desafios na busca pela inclusão social de pessoas com TEA.

Na roda de conversa, Eduardo Rodrigues, estudante de turismo, palestrante e autista, usou seu momento de fala para encorajar os ouvintes. “Não existe pessoa melhor para falar do autismo do que um autista. Não sou contra o fato de utilizar especialistas no assunto, é sempre bom, mas ele não convive com o autismo, ele não possui a experiência e a vivencia. O mais importante, é sempre acreditar que você é capaz de chegar onde você quer, porque, sejamos francos, todos nós temos sonhos para realizar, seja profissional, pessoal, familiar. E como diz o ditado, sempre há caminhos para quem sabe onde quer chegar”, disse o jovem de 22 anos.

Gabrielle Bezerra, advogada, membra da Comissão de Defesa dos Direitos as Pessoas com Deficiência e mãe de um adolescente autista, que também esteve no evento, comentou que a luta pela inclusão e o combate ao preconceito contra pessoas autistas deve envolver a sociedade com o um todo, e não apenas aqueles diagnosticados com TEA ou seus familiares. “Estar nessa caminhada com meu filho é muito representativo, porque lutar contra o preconceito e a discriminação não é tarefa só de quem tem autismo, mas também de toda a sociedade”, disse.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Ceará, Emerson Damasceno, explicou a respeito das ações promovidas pela Comissão, na caminhada. “Nossos objetivos foram alcançados, nosso evento foi muito prestigiado por várias entidades e órgãos, por pessoas autistas e pelos familiares de autistas também. Foi uma manhã muito agradável em que prestamos um serviço de esclarecimentos jurídicos, realizamos a distribuição de cartilhas de orientação, até mesmo a respeito da própria caminhada, que tinha como finalidade lutar contra o capacitismo e o preconceito”, disse Emerson.

O advogado comentou também a respeito da fala do jovem e da representatividade ali promovida. “É muito importante que a representatividade da própria pessoa autista em eventos desta natureza, seja destacada. Ainda no mês de abril faremos um outro evento da Comissão e na oportunidade, agradeço a todos os presentes, aos órgãos que nos apoiarão e as famílias. Iremos continuar com essa luta, desenvolvendo sempre mais ações no sentido de privilegiar a luta pela acessibilidade e pela inclusão”, finalizou.