Na tarde de segunda-feira (18/04), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, realizou a solenidade de entrega de carteiras para 83 novos advogados e advogadas. Confira o álbum completo com todas as fotos do evento.

Dantas destacou sobre a diversidade de temas e de atuação das 96 Comissões Temáticas da seccional cearense. “Parabenizo a todos e todas que estão aqui hoje para receber a tão sonhada carteira da OAB e aproveito para convidá-los para que conheçam as nossas Comissões, que trabalham temas mais tradicionais como Direito do Consumidor, Tributário, até as mais específicas como o Direito Marítimo. Todas estas, estão de portas abertas para receber todos vocês assim também como a OAB Ceará como um todo”, disse o presidente da OAB Ceará.

Em seguida, Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto das Comissões Temáticas da OAB Ceará, pontuou sobre a efetiva interiorização das Comissões. “As Comissões Temáticas de fato possuem esse papel de articulação e de fomento às discussões relevantes para a advocacia como também para a sociedade. Assumimos nesta gestão o compromisso de interiorizar as Comissões da OAB Ceará, e cito um exemplo claro, que foi na OAB Subsecção Quixadá, que teve a criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, que desenvolveu um trabalho muito forte. Hoje temos uma relação de protagonismo e de diálogo permanente entre as estruturas da OAB. O ingresso nessas Comissões se dá de uma maneira muito simples, por isso, participem”, convidou.

Jefferson Viana, conselheiro estadual da OAB Ceará, destacou sobre o papel das Comissões na criação de uma relevante rede de contatos. “No triênio passado tive a oportunidade de estar a frente da presidência da Comissão de Direito Tributário e já de plano, faço um convite a todos vocês que estão agora ingressando na Ordem, para que procurem integrar as Comissões, que é um ponto importantíssimo para o crescimento profissional. É através dessa integração que vocês poderão obter o networking e a advocacia é formada por esse contato e convivência”, explicou.

Waldir Xavier, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil (CAACE), listou para os novos advogados e advogadas, alguns dos principais serviços concedidos pela CAACE. “Hoje é um dia de júbilo e um momento muito simbólico para todos, pois é ele que marca o início da carreira advocatícia de todos vocês. A Caixa tem a missão de dar o amparo institucional para toda advocacia. Nós temos hoje mais de 900 convênios firmados formalmente, ofertando um leque de serviços à disposição de todos e todas, que vão desde a compra de terno para o exercício profissional até serviços hoteleiros, odontologia, fisioterapias, serviço de ambulância e entre outros”, finalizou.

Eduardo Pragmácio Filho, presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), ressaltou sobre a atuação da instituição. “A ESA é o braço educacional da OAB Ceará, e a seccional cearense se preocupa com a formação profissional e com a qualificação do advogado e da advogada. A ESA funciona dentro da própria OAB Ceará, disponibilizando salas de aulas, um corpo docente exemplar e cursos gratuitos. Também interiorizamos a ESA no intuito de atingir mais advogados e advogadas e apresento como exemplo, a OAB Subsecção Juazeiro do Norte, OAB Subsecção Sertão Central e tantas outras. O que estamos fazendo aqui nesta casa enquanto líderes eleitos, é devolver pelo menos o mínimo de tudo que a advocacia nos deu, então, sejam muito bem-vindos e contem sempre conosco” concluiu.

Ex-presidente da OAB Ceará, Paulo Quezado também participou da solenidade e em sua fala, parabenizou os recém-ingressos na Ordem e elucidou sobre a história da OAB Ceará aos ouvintes, apresentando importantes figuras de advogados e advogadas que participaram e fizeram parte da construção da prática e do ensino jurídico no estado do Ceará.

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; David Sombra, secretário-geral da OAB Ceará; Paulo Quezado, ex-presidente da OAB Ceará; Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto das Comissões Temáticas da OAB Ceará; Carlos Alcides, conselheiro jovem da OAB Ceará; Jefferson Viana, conselheiro estadual da OAB Ceará; Francivaldo (Vavá) Lemos, presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte; Davi Por Deus, presidente da OAB Subsecção Sertão Central; Waldir Xavier, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Eduardo Pragmácio Filho, presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e André Carvalho, advogado e auditor titular do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Cearense.