O projeto “OAB Experience” encantou mais uma turma de estudantes de Direito ao apresentar o universo da sede alencarina da Ordem, na tarde desta quarta-feira (25). Nesta edição, participaram alunos do curso da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A comitiva que mostrou a infraestrutura da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) à turma foi composta por: Márcio Vitor de Albuquerque, Diretor Adjunto de Prerrogativas da OAB Ceará; Giovanna Barros, Diretora Suplente da CAACE; Átila Gomes, Secretário Geral da ESA-CE; e Adhara Camilo, Secretária Adjunta da ESA-CE. O momento também contou com a participação de Francisco Meira e Cesar Azevedo, do Centro de Apoio e Defesa da Advocacia da OAB-CE.

Durante a visita guiada, Márcio Vitor de Albuquerque iniciou lembrando aos alunos que a sede logo, logo, pode vir a ser uma segunda casa para eles. “Vocês, já no último período, podem fazer o exame de ordem e desfrutar de todo o espaço e benefícios que a Casa da Advocacia oferece”, pontuou.

Na ocasião, os graduandos foram apresentados aos serviços como a Central de T.I, Central de Atendimento, Sala de Estudos, e ouviram ainda sobre a Certificação Digital gratuita para o exercício da profissão, além da nova Central de Coworking da OAB-CE, que está sendo construída na antiga sede da Ordem.

A diretora suplente da CAACE, Giovanna Barros, lembrou aos estudantes a importância das comissões da OAB. “Inclusive os estudantes que quiserem podem participar como membros consultivos, sendo de quaisquer áreas. A OAB não serve somente à advocacia, mas a toda a sociedade”, frisou.

O secretário geral da ESA-CE, Átila Gomes, destacou os espaços da seccional: “Vocês estão tendo a oportunidade de conhecer os principais espaços da seccional, como o auditório, sala de estudos, salas de aulas da ESA-CE, o Memorial Calvino Pereira da Silva, entre outros. Há muitos serviços e vantagens ofertados à advocacia por aqui”.

Já a Secretária Adjunta da ESA-CE, Adhara Camilo, frisou a importância da reunião para os graduandos. “Não tive momentos como esse na minha graduação, então, aproveitem e conheçam mais sobre a realidade da OAB-CE. Muitos de vocês já sabem que área do Direito seguir, estão convidados a conhecer e participar de nossas Comissões”, alertou.

A aluna do penúltimo semestre do curso de Direito da Unifor, Tarcyana Bezerra, se disse admirada pelo que viu, como os profissionais da Casa e a estrutura da OAB-CE, “A decisão de vir ao OAB Experience veio de última hora, pois estudo justamente para o Exame da Ordem, e achei que ia ‘perder tempo’. Mas ainda bem que vim, porque agora sei exatamente o que quero fazer. Mal vejo a hora de advogar, participar das Comissões, ser atuante”, se prepara.

Prestes a dar os primeiros passos na advocacia, os estudantes ouviram também Oscélio Ramos, membro do Conselho Consultivo OAB Jovem. “A gente sabe a dificuldade que os profissionais mais novos enfrentam, passando até por preconceitos. E nosso trabalho vai focar nesse sentido, de apoiar vocês a passarem por essa fase”, declarou.