A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará promoveu, nesta quinta-feira (5), no auditório Wanda Rita Othon Sidou, localizado na sede da Ordem alencarina, a solenidade de entrega de carteiras para 62 novos advogados e advogadas. O momento foi conduzido pelo presidente da Seccional cearense, Erinaldo Dantas.

Iniciando a cerimônia, o presidente Erinaldo Dantas tratou do fato ocorrido mais cedo, quando uma advogada foi impedida de entrar no Fórum Clóvis Beviláqua porque usava uma saia acima do joelho. “Foi uma situação lamentável em que vamos responder não só com desagravo público. Estaremos entrando com um ofício junto ao Fórum, a fim de investigar a empresa cujos funcionários são responsáveis por tal ação. Ao ingressarem na Ordem hoje, vocês devem estar cientes que, nesta Casa, a defesa das prerrogativas da advocacia é intransigente”, detalhou.

Fazendo uso da palavra, o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado, relembrou a trajetória dos 89 anos da criação da Seccional cearense, e parabenizou os novos membros da Ordem. “Vocês estão ingressando em um período de guerra internacional e pós-pandêmico. Isso é histórico! Tenham sempre coragem e nunca desanimem!”, reforçou.

Já a vice-presidente e coordenadora das Comissões Temáticas da OAB-CE, Christiane Leitão, pontuou aos novos membros a importância das comissões temáticas. “Nós temos hoje mais de 100 comissões, das mais diversas áreas, e que podem oferecer a vocês um horizonte de oportunidades para interagir com outros colegas, trabalhar efetivamente em ações e muito mais. Somos um grupo que pretende trabalhar mais e mais para que esta Casa seja cada vez mais democrática, plural e aberta a todos e a todas. A nossa Ordem recebe vocês de portas abertas e saibam que a OAB está aqui a todo momento. Somos e seremos apoio”, concluiu.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Lucas Asfor, saudou a todos e todas, convidando a conhecer os serviços da entidade de assistência. “A Caixa é braço social do sistema OAB, tendo o papel de ofertar diversos benefícios como uma verdadeira de vantagens para advocacia e seus dependentes. Conheçam todos os nossos serviços, que incluem odontologia, fisioterapia, nutrição, RPG, pilates e muito mais. Sejam bem-vindos e com fé e força tudo dará certo. Juntos, conseguimos mais!”, enfatizou.

Representando a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), o tesoureiro da ESA-CE e coordenador geral adjunto de Comissões da OAB Ceará, Raphael Castelo Branco, falou sobre as ações do braço educacional da Ordem e a importância da capacitação. “É um consenso de todos nós aqui que, independente do tempo de exercício da advocacia, há de fato uma necessidade de sempre estar se especializando e buscando ampliar os horizontes através do conhecimento. Nós temos toda uma estrutura para viabilizar cursos e convênios para a advocacia. Convido a todos e todas a acompanharem nossas atividades. Sintam-se abraçados pela Ordem!”, evidenciou.

Em seguida, o presidente da seccional cearense seguiu com a leitura do termo de posse e promoveu o juramento do exercício ético da profissão.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente e coordenadora das Comissões Temáticas da OAB-CE, Christiane Leitão; o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto; o coordenador geral adjunto de Comissões da OAB Ceará e tesoureiro da ESA Ceará, Raphael Castelo Branco; o presidente da CAACE, Lucas Asfor; a secretária-geral da CAACE, Francisca Castelo Branco (Chiquinha); o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB -CE, Hamilton Gonçalves Sobreira; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, João ítalo Pompeu; o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado; o procurador da Fazenda Nacional, Pedro Gurjão;o presidente da Associação dos Advogados do Estado do Ceará (AACE), Moaceny Félix; a conselheira estadual Cinthia Greyne; e a advogada Sabrina Melo.