Na tarde da última quarta-feira (08/06), ocorreu a 1° Sessão Ordinária do Conselho Consultivo OAB Jovem da OAB Ceará. A primeira sessão do ano trouxe em pauta a questão dos dispositivos do Regimento Interno do CSOAB/CE e temáticas que facilitarão o funcionamento interno do Conselho durante o triênio 2022-2024. A reunião foi realizada no plenário Wanda Rita Othon Sidou e teve sua transmissão simultânea no canal da OAB Ceará no Youtube, clique aqui e confira.

A sessão foi iniciada por Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará, que realizou a cerimônia de posse de novos conselheiros e conselheiras que irão integrar o Conselho Consultivo OAB Jovem da OAB Ceará. São eles: João Victor Diogo Cruz (OAB-CE: 45.804); João Lucas Brasil Santos Magalhães Leite (OAB-CE: 45.566); Jordana Gabriela Alves Flor Maciel (OAB-CE: 39.749) e Pedro França Pinto Mota Alexandrino (OAB-CE: 45.600).

Júlia Barreto, presidente do Conselho Jovem da OAB Ceará e conselheira estadual, destacou a força da jovem advocacia no Ceará. “Muito me honra estar hoje aqui nessa bancada. Nós somos sim capazes e competentes. Hoje aqui no Ceará, já contabilizamos mais de 50% da advocacia. Então, peço a todos vocês para priorizarem dar a voz e vez para a nossa classe, levantem a bandeira da jovem advocacia. Estamos contando com cada um!”, afirmou.

Rafael Ponte, secretário-geral adjunto da OAB Ceará, pontuou o progresso adquirido durante o exercício das atividades institucionais. “Durante todos esses anos de advocacia trabalhando na Ordem de forma institucional, nós evoluímos muito. E eu devo isso à Ordem. Tanto a evolução profissional como pessoal. Recomendo a todos vocês, principalmente para muitos que estão ingressando pela primeira vez nos exercícios institucionais, não desistir e sim, persistir. Há muito ainda para ser agregado”, encorajou o secretário-geral adjunto da OAB Ceará.

Thiago Morais, diretor tesoureiro adjunto, apresentou as premissas que regem a atuação da secretaria durante o triênio 2022-2024. “O Conselho Jovem é um dos órgãos mais pulsantes que a OAB tem. É aqui onde a gente consegue ouvir as demandas da advocacia e discutir as melhorias que precisam ser feitas. No tocante a tesouraria, temos três premissas básicas: a constante e necessária capacitação; o aprimoramento das estruturas da Ordem, pois a jovem advocacia precisa disso e a defesa intransigente das prerrogativas. A jovem advocacia é o futuro da OAB, e a nossa seccional precisa do engajamento de todos vocês”, disse.

Márcio Vitor de Albuquerque, diretor adjunto de prerrogativas da OAB Ceará, comentou sobre a representatividade do Conselho Jovem. “Quem vivencia no cotidiano e principalmente quem é vilipendiado com mais frequência, é de fato, o jovem advogado. Por isso, contamos integralmente com o compromisso de todos. Vocês aqui presentes serão os porta-vozes de toda essa categoria. Sendo assim, desejo um excelente trabalho, sintam-se acolhidos e contem sempre conosco”, finalizou.

Na sequência, Timóteo Fernando, conselheiro estadual e ex-presidente do Conselho Jovem da OAB Ceará, realizou uma apresentação e treinamento no que diz respeito às rotinas, ritos e pautas que são tratadas durante as sessões do Conselho Jovem da seccional cearense.

Compuseram a mesa: Rafael Ponte, secretário-geral adjunto da OAB Ceará; Thiago Morais, diretor tesoureiro adjunto; Márcio Vitor de Albuquerque, diretor adjunto de prerrogativas da OAB Ceará; Júlia Barreto, presidente do Conselho Jovem da OAB Ceará e conselheira estadual; Henrique Oliveira, conselheiro estadual e Ivna Costa, conselheira estadual.