Na manhã da última sexta-feira, 10/06, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou da solenidade de posse dos novos Procuradores do Estado Ceará. A cerimônia aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças da procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, familiares dos empossados e outras autoridades. Clique aqui e confira a solenidade na íntegra.

O presidente da OAB Ceará, destacou a importância da realização do certame. “A Procuradoria contará com novos integrantes, em mais uma etapa para o fortalecimento do órgão. Nós da OAB Ceará estamos aqui para fortalecer o nosso diálogo e nos colocar a disposição”, disse Dantas.

Para a procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, o momento é de vitória. “Não é uma vitória somente dos candidatos, é uma vitória das famílias. Eu fui uma vitória para minha família, em 2008. É um concurso extremamente difícil. A PGE perpassa todas as políticas públicas, defendendo o interesse dos gestores, da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, ressaltou Camily Cruz, procuradora-geral do Estado.

Os novos procuradores foram aprovados em concurso público iniciado em outubro de 2021, com a publicação do edital em Diário Oficial, e encerrado em maio de 2022, com a divulgação do resultado final. Sete vagas foram ocupadas por candidatos de ampla concorrência, uma por candidata que se declarou com deficiência e duas por aprovados com autodeclaração de candidatos negros, cumprindo as cotas previstas no edital. Esse foi o primeiro concurso para a PGE-CE com base na Lei de Cotas. O certame anterior empossou procuradores em 2008.

Também participaram da solenidade a  governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; os secretários de Estado Sandro Caron, da Segurança Pública e Defesa Social, Fernanda Pacobahyba, da Fazenda do Ceará, e Flávio Jucá, secretário-executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil; o presidente Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o secretário-geral da Ministério Público do Ceará, Hugo Mendonça; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Vicente Braga; a secretária-executiva da Defensoria Pública, Flávia Maria de Andrade; e outras autoridades.