O Poder Judiciário cearense passa a contar com mais uma mulher entre seus desembargadores. Com a posse da procuradora de Justiça Vanja Fontenele Pontes no cargo, oficializada na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), na última quarta-feira (15/6), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) passa a contabilizar 21 mulheres como desembargadora da Justiça do 2º Grau, de um total de 50 ocupadas.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou da solenidade. “Fico honrando em participar desse momento histórico. Sei que a Vanja irá trilhar um caminho de muito sucesso como desembargadora   “, disse o presidente da OAB Ceará.

Após 38 anos de atuação no Ministério Público, a agora empossada desembargadora Vanja Fontenele Pontes, a recém-empossada comentou sobre a expectativa com a nova função que irá exercer. “Sou conhecedora do desafio a enfrentar na nova vida. Os esforços são os mesmos, dedicação, estudos, atenção, mas principalmente amor e respeito ao próximo. Isso nunca me faltou. Por isso, chego confiante. Peço, entretanto, a Deus a inspiração para ter coragem e discernimento para fazer o melhor que puder sem nunca esmorecer. Sei que sou apenas o lápis, a escrita será sempre Dele. Acrescento ainda o pedido de ter humildade para reconhecer quando errar e tratar de promover o refazimento do caminho para o acerto. Peço a Deus ainda mais humildade para solicitar auxílio aos mais sábios e sei que essa Corte de Justiça os possui, aos montes”, destacou.

Também presentes estiveram a governadora Izolda Cela; o ex-governador Camilo Santana; o desembargador federal, Cid Marconi; o vice-prefeito Elcio Batista; a defensora pública geral, Elisabeth Chagas, o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro; o corregedor geral Paulo Airton Albuquerque Filho; e a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; além do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado Evandro Leitão.

*Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.