Na tarde da última segunda-feira (25/07), no auditório da seccional cearense, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, realizou a solenidade de entrega de carteiras para 54 novos advogados e advogadas.

Aos presentes, Dantas explicou sobre os serviços oferecidos pela seccional e destacou a atuação feminina em cargos institucionais. “Metade dos cargos da Ordem são preenchidos por mulheres e metade dos cargos de presidentes de Comissão, também são de mulheres. Mas a presença feminina ainda não é suficiente. Precisamos de mais e mais mulheres atuando e se envolvendo em cargos de gestão, promovendo novos modelos de coordenação”, evidenciou.

Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará, ressaltou a respeito da paridade de gênero. “A estrutura da Ordem está colocada para auxiliar e proteger todos os colegas advogados e advogadas. As Comissões são a porta de entrada para auxiliá-los neste início de carreira, pensando sempre na integração e interlocução, independente do ramo do Direito que você irá seguir. Hoje vivemos um novo momento na OAB, momento onde a paridade de gênero está colocada e tudo que fazemos é com esse pressuposto, tanto que nossos conselhos, cursos e etc, são feitos sempre de forma paritária, justamente para dar voz e vez a todos”, defendeu a também coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará.

O diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará – ESA-CE e coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, comentou sobre a interiorização dos serviços da ESA e as ações da Ordem em prol da classe. “Temos a estrutura da ESA em todas as subsecções e por meio das mais variadas iniciativas como cursos, especializações e convênios com mestrado, procuramos cultivar o conhecimento, a busca do aperfeiçoamento profissional da classe e a geração de novas oportunidades para os advogados e advogadas”, pontuou.

Também compuseram a mesa: David Peixoto, secretário-geral da OAB Ceará; Paulo Quezado, ex-presidente da OAB Ceará; Reginaldo Vilar, presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e presidente da ESA Região Metropolitana de Fortaleza; José Maria Rios, advogado e ex-conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará; Hamilton Sobreira, presidente da Comissão de Direito Tributário; Leonardo Macedo, presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará.