A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE (CMA) , promoveram nesta quarta-feira (17/08), no Plenário Wanda Rita Othon Sidou, o lançamento da Cartilha sobre “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. A iniciativa, em parceria com o Sindicato dos Bancários do Ceará, busca veicular em linguagem acessível e direta, importantes informações sobre os direitos da mulher, em especial quanto ao que dispõe a Lei Maria da Penha e sua aplicação. Em alusão ao “Agosto Lilás”, durante todo o mês a fachada da Ordem Alencarina estará iluminada na cor lilás. As ações fazem parte de uma série de eventos direcionados ao combate a todos os tipos de violência contra o público feminino, a começar pela violência política enfatizada em ano eleitoral.

A vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, se mostrou emocionada e alegre por fazer parte de um projeto voltado para a mulher lançado na Ordem Alencarina. “Estou muito feliz, ao ver esta ideia sendo levada adiante. Nós estamos trabalhando diuturnamente na causa das mulheres. Somos hoje mais da metade das advogadas do Brasil, um milhão e trezentas mil advogadas inscritas na Ordem dos Advogados e através desta ação irmanada, em que semeamos orientação e empoderamento, quero deixar registrado o meu agradecimento à Comissão da Mulher Advogada que apoiou prontamente esta ideia”, celebrou.

A diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Francileuda Pinheiro do Nascimento, destacou sua satisfação pela parceria firmada com a Ordem Cearense e explicou que a publicação é um ato concreto para ajudar a combater a violência e proteger a vida das mulheres nos espaços públicos e privados. “Este é um instrumento para que as vítimas de violência doméstica encontrem informações sobre os equipamentos de orientação e proteção dos seus direitos. É a garantia de que não precisam mais enfrentar sozinhas o sofrimento imposto sobre a violação dos seus direitos, porque conhecem as leis e os locais onde poderão encontrar o apoio necessário, para defender o legitimo de viver em paz e com dignidade”, defendeu.

Em seu momento de fala, o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra Marques, ressaltou que esta luta também é dos homens e se comprometeu em levar a ideia também para outros estados do Brasil. “Estamos levando para outras Federações e mais sete estados para difundir o material. A cartilha já está em movimento e não vai ficar somente aqui no Ceará, mas irá crescer para outros lugares do país”, afirmou.

Também estiveram no lançamento e compuseram a mesa, a presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Calixto, a membro do Conselho Estadual da Mulher, Sabrina Veras; a assessora jurídica do Sindicato dos Bancários do Ceará, Ana Virgínia Porto de Freitas e a defensora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Norma Landim.

Clique aqui e confira a Cartilha na íntegra