Na data em que se comemora nacionalmente o Dia da Advocacia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, conduziu, na última quinta-feira (11/08), a cerimônia de entrega de carteiras para 70 novos advogados e advogadas cearenses. A solenidade aconteceu no auditório da Ordem Alencarina e contou com a presença de familiares, amigos e entusiastas da área do Direito.

O evento teve início com o coral oficial da seccional cearense, “Dr. José Auriz Barreira”, que entoou o hino nacional do Brasil. Na sequência, Dantas apresentou os principais serviços ofertados na sede da OAB-CE e comentou sobre o Dia da Advocacia.

“A melhor decisão para quem está começando, é utilizar os serviços oferecidos pela OAB-CE, então, aproveitem. Hoje é o dia de celebrar essa profissão que é a mais bela de todas. Nessa gestão de portas abertas, a OAB funciona como uma grande parceira de todos os advogados (as). Atingimos relevantes conquistas e uma delas é que novas prerrogativas fossem estabelecidas pela Lei 8.906, também que os honorários comerciais sejam estabelecidos pelo mínimo do CPC, entre outros”, evidenciou o presidente da seccional cearense.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Lucas Asfor, comentou sobre os principais benefícios ofertados pela CAACE. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. É certo que é importante a valorização dessa data, mas mais relevante ainda é fazer valer a nossa profissão. A Caixa é o braço assistencial da OAB, oferecendo para toda advocacia serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição, RPG, pilates, serviço de ambulância, 24h por dia, e muito mais. Peço que vocês venham conhecer a nossa casa que dispõe de muitas vantagens”, finalizou.

Raphael Castelo Branco, diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), ressaltou a atuação da ESA no aspecto educacional. “Um dia marcante para nós, em que se marca o começo de uma nova fase para todos vocês e que se celebra também o Dia da Advocacia. No âmbito da ESA, em 2021 proporcionamos, inteiramente gratuitas,  550 bolsas para advogados e advogadas de todo o estado do Ceará e inúmeros descontos que são firmados através de parcerias. A Escola recebe a todos com muita alegria e deseja um frutífero trabalho para todos nós”, concluiu.

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará; Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas; David Peixoto, secretário-geral da OAB Ceará; Rafael Ponte, secretário-geral adjunto da OAB Ceará; Raphael Castelo Branco, diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas da OAB Ceará; Lucas Asfor, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Francisca Castelo Branco (Chiquinha), secretária-geral da CAACE; Deysi Souza, secretária-geral adjunta da CAACE; Moaceny Félix, presidente da Associação dos Advogados do Ceará (AACE); Osmar Celestino, conselheiro estadual e presidente da Comissão de Honorários Advocatícios e Adailton Campelo, conselheiro estadual.

DIA NACIONAL DA ADVOCACIA

O Dia do Advogado é celebrado no dia 11 de agosto em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, criadas por D. Pedro I. A advocacia desde os seus primórdios cumpre função social, essencial à administração da Justiça por força constitucional, que avançou em sua luta em momentos históricos e decisivos em nosso país, defendendo valores éticos, princípios igualitários, democráticos e, principalmente, a cidadania.