Na última quinta-feira (08/09), O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou sessão solene para a instalação da Ouvidoria da Mulher, com posse da juíza da Corte eleitoral e também suplente na Ouvidoria do Tribunal, Kamile Moreira Castro, como ouvidora da Mulher. Na ocasião, estiveram presentes na nova sede do TRE como representantes da OAB – Secção Ceará, a Vice-Presidente da seccional e presidente da Comissão da mulher advogada, Christiane Leitão, acompanhada da coordenadora da Ouvidoria da OAB-CE, Wanha Rocha.

Em discurso na solenidade, Christiane Leitão ressaltou a importância da participação das mulheres em espaços que efetivamente servem à escuta e ao acolhimento feminino. “É fundamental a criação de canais institucionais como a Ouvidoria da Mulher, com atuação feminina, para garantir a ampliação de diálogos e também para permitir o exercício adequado da justiça e da democracia”, defendeu.

A solenidade contou com a participação de uma série de integrantes da Justiça eleitoral do estado, como o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto e de mulheres como Tânia Reckziegel, ouvidora da mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Janaína Fernandes, presidente do Conselho da Mulher do Ceará e a juíza Larissa Nascimento, ouvidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, outras instituições também prestigiaram o evento, como o Tribunal Regional do Trabalho, o Conselho Cearense dos Direitos das Mulheres e Ouvidorias do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará, do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.