Nesta quinta-feira (15/09) a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), representada pela Comissão Especial de Mediação e Conciliação (CMC), esteve em reunião no Fórum Clóvis Beviláqua, com o desembargador supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Carlos Alberto Fortes. Na ocasião, foi discutida a consolidação do projeto de extensão do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) nos Núcleos de Mediação Cidadã, que já funcionam dentro das secretarias regionais. A iniciativa conta com a parceria da OAB-CE, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza e do Tribunal de Justiça do Ceará.

Na oportunidade, foram estreitadas as relações entre as Instituições e debatidas alternativas para que as resoluções de conflitos sejam possíveis de serem mediadas/conciliadas de forma mais célere. Para a presidente da CMC, Adhara Camilo, a iniciativa vai impactar diretamente a sociedade. “Temos uma população carente de informações, e esse tipo de serviço faz parte da missão da OAB-CE, que não se limita a servir aos advogados e advogadas, mas de atuar na proteção à população, além de incutir a cultura de paz”, explicou.

O desembargador Carlos Alberto Fortes, esteve atento à exposição e se mostrou aberto a acolher o pedido. “Para nós do Poder Judiciário, essa iniciativa realizada pela OAB-CE em convênio com as demais instituições é um pedido alcançável. Com a estrutura já existente na Prefeitura de Fortaleza, para a mediação de conflitos é um passo fundamental para que possamos levar a demanda ao TJ-CE e torná-lo possível. A partir do projeto piloto aqui apresentado, vamos ver os erros e acertos para que possamos levar à população de uma forma mais diversificada”, pontuou.

Para o secretário da Segurança Cidadã do Município de Fortaleza, Coronel Eduardo Holanda, a reunião foi proveitosa, onde apresentou uma ferramenta de prevenção à violência. “Queremos levar adiante esta iniciativa, onde a Guarda Municipal de Fortaleza através de sua coordenadoria de mediação já usa nas 12 regionais, levando esse instrumento à nossa sociedade de forma que possamos usar a mediação como um instrumento de combate à violência.

Participaram da reunião a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo; o desembargador supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Carlos Alberto Fortes; a juíza e coordenadora do Nupemec, Ana Kayrena Freitas; a assistente do Nupemec, Mariana Viana; o secretário da segurança cidadã do município de Fortaleza, Coronel Eduardo Holanda; o coordenador da Coordenadoria da Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, Italo Borges e a professora do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza, Darlene Braga.