A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) proporcionou um momento histórico para a advocacia cearense com o lançamento da Pedra Fundamental da sede da Subsecção Litoral Oeste, localizada no município de Caucaia, no dia 1º de setembro.

O descerramento da placa comemorativa foi realizado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, ladeado pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e o presidente da Subsecção Litoral Oeste, Nivaldo Pessoa, além de diretores, conselheiros seccionais e presidentes de Subsecções da Ordem cearense e do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho.

O projeto de interiorização da OAB em todo o Brasil, capitaneado por Simonetti, busca redignificar a advocacia, com a presença da Ordem em todo o interior do Brasil por meio das suas seccionais. “O que está acontecendo hoje em Caucaia é a materialização não só de um projeto, mas uma ação humanitária da advocacia. É reconhecer na advocacia a grandeza de nossa profissão. É reconhecer que a advocacia é o maior elo entre os poderes do Brasil e a sociedade, porque somos nós que falamos pelo jurisdicionado brasileiro. E que o gesto da prefeitura de Caucaia vire uma tendência no Brasil, que venha sensibilizar outras autoridades que reconheçam a importância da Ordem”, enfatizou Simonetti.

“Hoje honramos o nosso compromisso de campanha, lançando a Pedra Fudamental com a presença do nosso presidente nacional, Beto Simonetti. Sinto-me honrado em participar de mais um marco para a advocacia cearense, atendendo antigo pleito da classe que atua na região. O nosso objetivo é, ao longo desta gestão, construirmos sede própria em todas as Subsecções”, comemorou Erinaldo Dantas.

Para o presidente da OAB Litoral Oeste, este momento se torna muito mais significativo com a presença do presidente da OAB Nacional em Caucaia e representa uma conquista não só da Subsecção, mas também de toda a classe. “O sonho de ter uma Subsecção se confunde com o anseio por uma atuação eficaz do advogado, proporcional a essencialidade do seu múnus. E hoje, com este grande passo, se torna realidade. Trabalharemos para que esta sede seja uma verdadeira casa do advogado, ponte de apoio e qualificação, dando-se a importância do espaço à marca da essencialidade da advocacia”, enfatizou Nivaldo Pessoa.

O vice-presidente da ESA-CE e ex-presidente da OAB Litoral Oeste, Wyllerson Matias, reforçou a satisfação pela conquista da sede como marco histórico para a advocacia da região. “Esse foi um processo que tive o privilégio de acompanhar desde o início, quando conversamos com o prefeito de Caucaia sobre a necessidade de ter uma sede própria e que de pronto foi atendido. Hoje estamos aqui coroando um trabalho de muitas mãos”, disse Matias, proponente da criação da Subsecção Litoral Oeste.

A sede da Subseccional receberá o nome de Waldir Xavier de Lima, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade de Caucaia. O vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-CE (CAACE), Waldir Xavier de Lima Filho, agradeceu a lembrança em nome de seu pai. “A presença de Beto Simonetti coroa esta simbologia e também a honrosa homenagem que é deferida à nossa família. Esse gesto é para nós uma demonstração inequívoca do apreço, da sensibilidade e da deferência para conosco”, falou emocionado.

O vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, representando o prefeito Vitor Valim, enfatizou a receptividade que o governo municipal tem com a OAB e o respeito que tem para com as prerrogativas da advocacia, deixando a prefeitura de Caucaia à disposição dos advogados e advogadas para enaltecer o exercício da profissão na região.

Participaram também da solenidade os diretores da OAB-CE, Christiane Leitão (vice-presidente), David Peixoto (Secretário-Geral), Rafael Ponte (Secretário-Geral Adjunto); a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Ceará (CAACE), Lucas Asfor (presidente), Francisca Castelo Branco (secretária-geral); Fernando Martins (tesoureiro); o presidente da OAB Juazeiro do Norte, Vavá Lemos; o presidente da OAB Região Metropolitana de Fortaleza Parahyba Neto; além de advogados e outras autoridades do Judiciário e do Legislativo municipais e estaduais.